Presidente do BC diz que inflação deve cair, mas só atingirá centro da meta em 2011
O arrefecimento do comércio, apontado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a queda no preço da gasolina vão contribuir para a diminuição da inflação nos próximos meses. De acordo com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, o centro da meta (4,5%), entretanto, só deve ser alcançado em 2012.
“Qualquer redução de inflação a um nível setorial ajuda o processo. Agora, nós temos um período à frente para fazer com que a inflação convirja para o centro da meta em 2012”, disse. Tombini falou que, para 2011, a inflação deve chegar, no máximo, aos 6,5%, dentro da margem de dois pontos percentuais acima da meta estabelecida pelo Banco Central.
Ele explicou que três pontos fortes contribuem para o alcance da meta em 2012: a manutenção da taxa de juros do Comitê de Política Monetária (Copom), a política de redução de crédito e o corte de despesas do governo. Todos, segundo ele, já estão sendo implementados. “O governo já cortou 0,8 ponto porcentual dos gastos em relação a 2010”, informou Tombini.
O presidente do BC disse ainda que a inflação é um problema mundial, mas o Brasil tem todas as condições de continuar a crescer de forma autossustentável, mantendo a inflação baixa de forma responsável. Segundo Tombini, a autoridade monetária está no caminho certo e as perspectivas são excelentes para o País.
Alexandre Tombini participou nesta quinta-feira (12) da 13ª edição do Seminário Anual de Metas para a Inflação, no Rio de Janeiro. Ele explicou que a elevação dos juros deve conter a demanda num período de seis a nove meses e que a concessão de crédito no País também está caindo.
Fonte:
Agência Brasil
13/05/2011 17:58
Artigos Relacionados
Inflação deve se aproximar do centro da meta em dezembro de 2012, afirma presidente do BC
Copom: inflação deve ficar próxima ao centro da meta este ano
Copom reforça que inflação deve ficar próximo do centro da meta em 2012
Meta da inflação não está garantida para 2011, diz CNI
Mantega diz que inflação está controlada e deve cair nos próximos meses
Fazenda garante inflação dentro do limite superior da meta em 2011