Corredor de BRT Transcarioca chega a 85% de conclusão



As obras da Transcarioca, corredor de BRT que fará a ligação do Aeroporto do Galeão à Barra da Tijuca, fecharam 2013 com mais de 85% de conclusão. Um dos marcos da fase final da implementação do projeto é a Ponte Estaiada da Barra da Tijuca, liberada ao fluxo de motoristas na última semana.

Com aproximadamente 900 metros de extensão e erguida sobre a ligação das lagoas de Jacarepaguá e da Tijuca, em trecho da Avenida Ayrton Senna próximo à Avenida Abelardo Bueno, a ponte tem mastros com 48 metros de altura e conta com 56 cabos que sustentam o vão central. A obra teve custo aproximado de R$ 120 milhões, dentro do orçamento do corredor expresso, que totaliza R$ 1,5 bilhão (segundo informações do 5º Balanço da Copa), sendo R$ 1,179 bilhão em recursos do Governo Federal.

A ponte estaiada foi construída em pouco mais de dois anos e conta com com quatro faixas de trânsito, sendo duas para o trânsito normal e duas exclusivas para o BRT Transcarioca no futuro, todas no sentido Linha Amarela para Avenida das Américas. Com isso, elimina-se o cruzamento entre as avenidas Ayrton Senna e Abelardo Bueno. Para orientação dos motoristas, foram instalados três painéis de mensagens variáveis. Além disso, 15 operadores da CET-Rio estarão a postos para orientá-los.

Mobilidade

A Transcarioca tem previsão de conclusão no primeiro semestre de 2014. A obra liga a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional, na Ilha do Governador, em uma faixa segregada de 39 km. O BRT passará ainda pelos bairros de Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos.

O sistema vai reduzir em mais de 60% o tempo gasto no trajeto entre a Barra e a Ilha do Governador, permitindo também a integração aos outros modais (trem, metrô e ciclovias) ao longo da via. Estima-se que 320 mil pessoas passem a usar o BRT Transcarioca diariamente.

As obras acontecem em duas frentes: da Barra à Penha (etapa 1) e da Penha ao Galeão (etapa 2). Outras importantes estruturas no trajeto já foram liberadas: o mergulhão Clara Nunes, no Campinho; a ampliação do viaduto de Madureira (Negrão de Lima), a ampliação do viaduto João XXIII, na Penha, o mergulhão Billy Blanco, na Barra (próximo à Cidade das Artes), o mergulhão na altura do Hospital Municipal Lourenço Jorge, também na Barra, e a ponte sobre o canal do Fundão. Todas estão liberadas para o tráfego geral.

A Prefeitura do Rio também trabalha na construção de uma segunda ponte estaiada, esta sobre a Baía de Guanabara (ligando o Fundão à Ilha do Governador). A ponte será exclusiva para o BRT e paralela à ponte de acesso da Ilha do Governador. Também estão em andamento importantes obras de drenagem, ampliação de pistas e execução de pavimento rígido para o BRT, como na Taquara, Tanque, Praça Seca, Vicente de Carvalho e Madureira.

 Fonte: Portal da Copa



30/12/2013 17:58


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