Corredor de BRT Transcarioca chega a 85% de conclusão
As obras da Transcarioca, corredor de BRT que fará a ligação do Aeroporto do Galeão à Barra da Tijuca, fecharam 2013 com mais de 85% de conclusão. Um dos marcos da fase final da implementação do projeto é a Ponte Estaiada da Barra da Tijuca, liberada ao fluxo de motoristas na última semana.
Com aproximadamente 900 metros de extensão e erguida sobre a ligação das lagoas de Jacarepaguá e da Tijuca, em trecho da Avenida Ayrton Senna próximo à Avenida Abelardo Bueno, a ponte tem mastros com 48 metros de altura e conta com 56 cabos que sustentam o vão central. A obra teve custo aproximado de R$ 120 milhões, dentro do orçamento do corredor expresso, que totaliza R$ 1,5 bilhão (segundo informações do 5º Balanço da Copa), sendo R$ 1,179 bilhão em recursos do Governo Federal.
A ponte estaiada foi construída em pouco mais de dois anos e conta com com quatro faixas de trânsito, sendo duas para o trânsito normal e duas exclusivas para o BRT Transcarioca no futuro, todas no sentido Linha Amarela para Avenida das Américas. Com isso, elimina-se o cruzamento entre as avenidas Ayrton Senna e Abelardo Bueno. Para orientação dos motoristas, foram instalados três painéis de mensagens variáveis. Além disso, 15 operadores da CET-Rio estarão a postos para orientá-los.
Mobilidade
A Transcarioca tem previsão de conclusão no primeiro semestre de 2014. A obra liga a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional, na Ilha do Governador, em uma faixa segregada de 39 km. O BRT passará ainda pelos bairros de Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos.
O sistema vai reduzir em mais de 60% o tempo gasto no trajeto entre a Barra e a Ilha do Governador, permitindo também a integração aos outros modais (trem, metrô e ciclovias) ao longo da via. Estima-se que 320 mil pessoas passem a usar o BRT Transcarioca diariamente.
As obras acontecem em duas frentes: da Barra à Penha (etapa 1) e da Penha ao Galeão (etapa 2). Outras importantes estruturas no trajeto já foram liberadas: o mergulhão Clara Nunes, no Campinho; a ampliação do viaduto de Madureira (Negrão de Lima), a ampliação do viaduto João XXIII, na Penha, o mergulhão Billy Blanco, na Barra (próximo à Cidade das Artes), o mergulhão na altura do Hospital Municipal Lourenço Jorge, também na Barra, e a ponte sobre o canal do Fundão. Todas estão liberadas para o tráfego geral.
A Prefeitura do Rio também trabalha na construção de uma segunda ponte estaiada, esta sobre a Baía de Guanabara (ligando o Fundão à Ilha do Governador). A ponte será exclusiva para o BRT e paralela à ponte de acesso da Ilha do Governador. Também estão em andamento importantes obras de drenagem, ampliação de pistas e execução de pavimento rígido para o BRT, como na Taquara, Tanque, Praça Seca, Vicente de Carvalho e Madureira.
Fonte: Portal da Copa
30/12/2013 17:58
Artigos Relacionados
Alckmin anuncia conclusão de obras do corredor Diadema-Brooklin
Cartão BOM chega às linhas intermunicipais da EMTU do Corredor ABD
Terminal Marítimo chega a 78% de conclusão
Aeroporto de Manaus chega a 84% de conclusão das obras
BNDES e Rio de Janeiro assinam contrato do BRT Transcarioca
CARACTERÍSTICAS DO CORREDOR CENTRO-LESTE