Alckmin anuncia conclusão de obras do corredor Diadema-Brooklin



Obras devem ser finalizadas até outubro deste ano

O Governo do Estado vai concluir o corredor metropolitano Diadema-Brooklin, pela qual passarão ônibus metropolitanos gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), entre o Terminal Diadema e a Estação Berrini da Linha C (Osasco-Jurubatuba) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin, que esteve no bairro de Santo Amaro para acompanhar o início da obra.

"Estamos hoje retomando uma obra muito importante, que é o Corredor ABD. Ele começa em São Mateus, na zona leste, passa por Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema e vai para o Jabaquara. E falta uma perna do ‘Y’ para que esse corredor venha até a Berrini", explicou o governador. Na Capital, as faixas do corredor serão compartilhadas com os ônibus das linhas do município de São Paulo.

A estação Berrini é integrada à Linha 5 do Metrô (Capão Redondo-Largo Treze) e, em dezembro de 2008 será integrada à Linha 4 do Metrô (Vila Sônia-Luz).

As obras de conclusão do corredor serão realizadas pelo Metrô e incluem intervenções urbanísticas nos 11,86 quilômetros de extensão da ligação entre o Terminal Diadema e a Estação Berrini da CPTM, passando pelas avenidas Cupecê, Vereador João de Luca, Professor Vicente Rao, Roque Petroni Jr., Chucri Zaidan e Luiz Carlos Berrini.

Também estão incluídas na obra melhorias paisagísticas, renovação do sistema de iluminação pública no canteiro central, sinalização de tráfego e comunicação visual, implantação de estações de passageiros e recuperação de calçadas e guias. O concreto das calçadas será corrigido e as guias serão rebaixadas para facilitar o acesso aos portadores de deficiência. O investimento será de R$ 72 milhões em recursos do Tesouro paulista. As obras devem ser finalizadas até outubro deste ano.

De acordo com o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o corredor vai reduzir o tempo de viagem no trecho entre o Terminal Diadema da EMTU e a Estação Berrini da CPTM, já que permitirá que os ônibus circulem com velocidade média de 35 quilômetros por hora. Atualmente, a velocidade média nesse trecho é de cerca de 20 quilômetros por hora.

"É mais um apoio importante para os usuários de ônibus intermunicipais da EMTU. Vai beneficiar a zona leste de São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo e Santo André. Viagens mais rápidas, seguras e confortáveis para os usuários de transporte coletivo", afirmou Alckmin.

Galeria de águas pluviais fica pronta até março

A obra também prevê a construção de uma galeria de macro-drenagem no Córrego Cordeiro, em Vila Mascote. O trecho compreendido vai da rua João Perotti à avenida Washington Luiz, rua Madre E. Villeneuve e avenida da Assembléia, e abrange os bairros de Jabaquara, Cid

01/17/2006


Artigos Relacionados


Metrô: Corredor Diadema-Brooklin tem 35% das obras concluídas

Estado vai concluir corredor metropolitano Diadema-Brooklin

Metrô: Corredor Diadema-Brooklin já tem cerca de de 5 mil metros concretados

Corredor de BRT Transcarioca chega a 85% de conclusão

Alckmin anuncia obras na SP-321 em Novo Horizonte

Alckmin anuncia abertura de licitação das obras da Linha 6-Laranja