Corredor Metropolitano Noroeste une quatro cidades



Novo sistema faz parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano

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O governador José Serra entregou nesta sexta-feira, 5, o Corredor Metropolitano Noroeste, obra viária que vai unir quatro cidades da Região Metropolitana de Campinas, e servir a cerca de 120 mil passageiros por dia.

Foram inaugurados o Terminal Prefeito Magalhães Teixeira, em Campinas, o Terminal Metropolitano de Hortolândia, a Estação de Transferência Anhanguera, além de reforma do Terminal de Monte Mor e melhorias no sistema viário da região.

Os terminais de Campinas e Hortolândia e a Estação de Transferência começarão a operar comercialmente no domingo, dia 7, e os pontos de parada das linhas metropolitanas serão transferidos em quatro fases, até o dia 20 de outubro.

Com investimento de R$ 150 milhões, o Corredor Metropolitano Noroeste faz parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano do Governo do Estado, que prevê a aplicação de R$ 19 bilhões nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista.

O corredor, de 33 quilômetros de extensão, liga os municípios de Campinas, Hortolândia, Sumaré e Monte Mor e atenderá em torno de 3,5 milhões de passageiros por mês. Na região, funcionarão 41 linhas, com 180 ônibus comuns, 52 ônibus articulados e148 microônibus. Em dez quilômetros do sistema haverá duas faixas exclusivas para ônibus e três para outros veículos. Nos terminais e paradas, haverá facilidades e acesso para pessoas portadoras de deficiência.

O Terminal Prefeito Magalhães Teixeira, de Campinas, tem área de 12.500 metros quadrados;oito plataformas para embarque e desembarque; pistas de concreto rígido; estrutura de concreto, com cobertura metálica na travessia de pedestres; rampas para portadores de deficiência; telefones  públicos e 150 vagas para bicicletas, além de dependências administrativas e de serviços

O Terminal Metropolitano de Hortolândia tem 7750 metros quadrados; duas plataformas; rampas para portadores de deficiência; paradas de concreto, com cobertura metálica; pistas de concreto rígido; dependências administrativas e de serviço; telefone público e bicicletário com100 vagas.

A Estação de Transferência Anhanguera, com 8 mil metros quadrados, tem três plataformas; passarela ligando as plataformas; estrutura de concreto armado, com cobertura metálica; escada e três elevadores de acesso às plataformas e sala e controle operacional.

A reforma do Terminal Monte Mor incluiu a instalação de plataforma elevada; rampas de acesso para portadores de deficiência;quatro coberturas de concreto e lombofaixa de segurança.

O novo sistema, além de organizar o transporte público na Região Metropolitana de Campinas, proporcionará condições para o crescimento das cidades e a melhoria das condições ambientais , pela redistribuição das linhas e adequação do número de ônibus em circulação.   



09/05/2008


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