Covatti cobra medidas para estimular consumo de carne suína
O encontro reuniu dezenas de produtores e representantes de todos os elos da cadeia produtiva de suínos, que debateram propostas para amenizar a grave crise econômica que atinge o setor. Conforme o deputado, relator da subcomissão, produtores, indústrias e supermercados precisam unir esforços para estimular o crescimento do consumo da carne. “É inadmissível que o produtor continue pagando para produzir. Precisamos criar programas eficazes que realmente despertem o interesse do consumidor”, disse.
O deputado também cobrou o aumento de recursos federais para aumentar a estocagem de carne, em superoferta no mercado, novos tipos de corte ao consumidor e o estímulo à exportação. Conforme o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, (ABCS) José Adão Braun, no último semestre houve um aumento médio de 20% na produção de suínos gaúcha, o equivalente a 538 toneladas. Além disso, há uma grave deficiência na produção de milho no Estado, elevando custos.
Atualmente, os criadores gaúchos sofrem com altos custos de produção e baixo retorno financeiro. O preço do quilo vivo, vendido no mercado por, cerca de R$ 1,00, custa ao produtor aproximadamente R$ 1,50. Entre as razões, está o gasto excessivo com insumos como o milho, farelo de soja, e o premix (combinado de vitaminas e sais mineirais), cujops preços estão atrelados ao dólar.
09/17/2002
Artigos Relacionados
Covatti exige liberação da venda de carne suína gaúcha a outros Estados
Gilberto Goellner sugere medidas para estimular o consumo de biocombustíveis
Antônio Russo cobra medidas para estimular o turismo
Exportações de carne suína para Argentina podem aumentar
África do Sul abre mercado de carne suína para o Brasil
Brasil vai exportar carne suína para a China pela primeira vez