Gilberto Goellner sugere medidas para estimular o consumo de biocombustíveis



Preocupado com o aumento da ociosidade da capacidade instalada da planta industrial de biodiesel, o senador Gilberto Goellner (DEM-MT) sugeriu ao governo medidas a serem adotadas para estimular a utilização dessa matriz energética. De acordo com o senador, o investimento dos produtores não tem sido compensado pela demanda, e sua situação teria piorado após a entrada no mercado da Petrobras, a quem acusou de "concorrência predatória".

A estatal, informou o senador, passou a operar recentemente nos leilões de compra e venda de biodiesel e anunciou que tenciona investir R$ 2,4 bilhões para produzir 650 milhões de litros por ano até 2013. Além disso, prosseguiu, os preços praticados pela empresa não se ajustariam às planilhas de custo do produto.

- Soubessem esses investidores que a Petrobras seria concorrente deles, nesse nível de concorrência predatória, jamais teriam mobilizado seu capital na construção dessas indústrias - disse.

Entre as medidas sugeridas pelo senador está o aumento do percentual do biodiesel no diesel fóssil. Atualmente, esse percentual equivale a 3%. Goellner propõe que o chamado ingrediente B3 passe imediatamente para B5, ou seja, que a proporção do biodiesel no diesel aumente para 5%. A previsão do governo era de que isso acontece apenas em 2013.

- Cada um por cento de mistura de biodiesel no diesel mineral, nos níveis de consumo que temos atualmente, corresponde a 450 milhões de litros. Em outras palavras, faria a demanda subir dos atuais 1,2 bilhão de litros para 2,1 bilhões de litros do produto por ano - explicou.

Goellner também propôs a utilização específica do B100 - combustível 100% vegetal - em frotas cativas, como ônibus utilizados no transporte público municipal em grandes centros urbanos, mediante redução de impostos sobre o produto e subvenção para as empresas que atuam no setor.

O parlamentar informou que existem hoje, no país, 64 indústrias autorizadas a operar com biocombustíveis , com uma capacidade de produção de 3,6 bilhões de litros por ano. A demanda, porém, de acordo com ele, não ultrapassa 1,2 bilhões de litros por ano, ou 1/3 do total.

O senador também lembrou de projeto de sua autoria (PLS 81/08) que propõe a utilização do óleo vegetal in natura em motores a diesel da frota agrícola e por ônibus de todo o país. O projeto aguarda realização de audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

- A crise financeira fará surgir um novo modelo de sociedade humana. Os valores serão alterados. Os comportamentos de consumo, inclusive. Não duvido que qualquer país que queira encaixar-se na nova ordem mundial que surgirá terá que estabelecer suas fontes energéticas dentro de padrões mínimos de sustentabilidade - afirmou.



11/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Gilberto Goellner cria incentivos fiscais para estimular a reposição florestal

Gilberto Goellner pede medidas complementares de apoio à safra agrícola

Goellner sugere medidas para minimizar efeitos da crise na agricultura

Covatti cobra medidas para estimular consumo de carne suína

Gilberto Goellner destaca reunião para discutir endividamento agrícola

Gilberto Goellner propõe pacto ambiental para desenvolvimento sustentável da Amazônia