CPI da Espionagem ouve especialista em segurança da informação e ex-secretário de Segurança do RJ



A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem realizará audiência pública na terça-feira (22) para ouvir o ex-secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Marcelo Itagiba e o pós-doutor em Segurança da Informação e presidente da Cloud Security Alliance Brasil, Paulo Sérgio Pagliusi. O objetivo da CPI é investigar ações de espionagem dos Estados Unidos no Brasil.

Já foram ouvidos pela CPI a presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster, que falou aos senadores sobre a posição da empresa diante das denúncias de que o governo norte-americano teria monitorado informações estratégicas da petrolífera brasileira, e o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que divulgou as informações sobre espíonagem dos Estados Unidos, que lhe foram fornecidas por um ex-funcionário da agência nacional de segurança daquele país.

Glenn Greenwald afirmou à comissão que os principais objetivos da espionagem dos Estados Unidos em outras nações é ampliar seu poder no mundo e obter vantagens econômicas para seu governo e suas empresas.

A CPI da Espionagem foi instalada no dia 3 de setembro após terem sidos divulgadas denúncias sobre ações de espionagem dos Estados Unidos no Brasil, tendo por alvo governos, empresas e cidadãos brasileiros.

Composta de 11 senadores titulares e sete suplentes, a comissão é presidida pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e tem como vice-presidente o senador Pedro Taques (PDT-MT). O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) é o relator da CPI.



18/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI da Espionagem quer melhoria da segurança cibernética

Especialista faz palestra sobre segurança tecnológica

Vanessa apresenta sugestões de CPI da Espionagem para melhorar segurança do país

Vídeo | Brasil deve denunciar espionagem ao Conselho de Segurança da ONU, diz Randolfe

CPI da Espionagem propõe mecanismos de segurança cibernética e mais recursos para a inteligência

Suplicy destaca texto de especialista em segurança econômica a favor do Brasil