Especialista faz palestra sobre segurança tecnológica



O coordenador do curso de Pós-Graduação em Segurança em Redes de Computadores da Universidade Católica, professor Jerônimo Osvaldo Dias Jardim, proferiu palestra nesta quinta-feira (31), no auditório do Interlegis no Senado Federal, sobre as novas tecnologias disponíveis para segurança de informações corporativas e suas vulnerabilidades. Para o professor, o fator chave em segurança da informação é a conscientização do usuário.

Segundo o professor, qualquer corporação precisa ter uma política de segurança bem definida. Ele citou diversos casos de invasão de redes de computadores em grandes corporações e governos que pensavam estar seguros por terem implementado medidas básicas de segurança. De acordo com Jerônimo Jardim, além do treinamento de uma equipe multidisciplinar, é preciso manter sempre um canal de consultas externas para assegurar atualização sobre novas ferramentas de defesa.

- Diariamente são criados de oito a 10 vírus de computador no mundo todo, especialmente Rússia, Paquistão e China. Além disso, ainda existem os vírus mutantes, que são detectados no primeiro ataque, mas podem retornar e não serem reconhecidos pelos softwares antivírus - explicou.

Jerônimo acrescentou que o mais grave não são os vírus, mas os chamados -cavalos de Tróia- ou -troianos-, que dão ao atacante o controle sobre as máquinas da rede. Segundo o professor, um -troiano- e quase imperceptível porque é um arquivo muito pequeno e para ser detectado é preciso um software específico: os que estão à venda não dão conta do serviço.



31/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Especialista ministra palestra sobre plantas medicinais

Inpa recebe especialista mexicano para palestra sobre insetos

Inpa promove palestra com especialista em insetos

CPI da Espionagem ouve especialista em segurança da informação e ex-secretário de Segurança do RJ

Especialista em balística dos EUA concede palestra para policiais paulistas

Ribeirão Preto terá palestra gratuita com especialista internacional em coração