CPI da Exploração Sexual define próximas iniciativas
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Mista da Exploração Sexual realiza reunião na quarta-feira (10), para organizar sua pauta de trabalhos. A senadora Patrícia Saboya Gomes (PPS-CE) deve expor aos deputados e senadores da comissão o estágio dos levantamentos e informar sobre as próximas etapas e depoimentos. A CPI investiga as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes no país e foi instalada em junho deste ano.
Na semana passada, a comissão, que tem a deputada Maria do Rosário (PT-RS) como relatora, colheu o depoimento do garçom e suplente de vereador Valter Mafra, que está preso e é acusado de aliciar meninas e adolescentes dos 9 aos 16 anos para prostituição na cidade de Porto Ferreira (SP). Além deles, outras 12 pessoas foram denunciadas e estão presas sob investigação, entre elas o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Luiz César Lanzoni. Ele confessou o crime, deu detalhes da operação, mas negou envolvimento em drogas e a informação de que machucava as vítimas.
A CPI já ouviu vários especialistas e pesquisadores sobre este tipo de criminalidade e também autoridades judiciais e policiais que lidam com o problema no país. Oficialmente, a comissão tem 180 dias para concluir seus trabalhos, mas esse prazo pode ser dilatado, se necessário.
08/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
CPI da Exploração Sexual define calendário para novas diligências
CPI que investiga redes de exploração sexual define roteiro de audiências e visita seis estados
CRA define agenda para as próximas quatro semanas
Subcomissão sobre gerenciamento de resíduos sólidos define próximas atividades
CPI da Exploração Sexual debaterá pedofilia
CPI da Exploração Sexual ouve depoimentos no RS