CPI da Exploração Sexual define calendário para novas diligências



A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a exploração sexual de crianças e adolescentes definiu, nesta quinta-feira (18), as datas de duas novas viagens para diligências, desta vez aos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul. No dia 9 de outubro, a CPI estará em Foz do Iguaçu (PR), na região da Tríplice Fronteira, onde, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), existem cerca de 3.500 crianças e adolescentes exploradas sexualmente. No dia 16 de outubro, a comissão fará audiência pública em Campo Grande (MS). Lá, a polícia e o Ministério Público apuram envolvimento de dois vereadores em casos de exploração sexual de meninas.

Na próxima semana, em Brasília, a CPI vai ouvir os depoimentos de uma adolescente paraibana, vítima de exploração sexual, e do promotor Hebert Douglas Targino, de Campina Grande (PB).

A CPI aprovou requerimento solicitando a quebra de sigilo bancário, telefônico e fiscal dos envolvidos no caso de Porto Ferreira (SP), onde políticos e empresários locais participavam de orgias com crianças. O requerimento é de autoria da presidente da comissão, senadora Patrícia Saboya (PPS-CE).

A CPI esteve em Porto Ferreira no final de agosto e tomou o depoimento de 25 pessoas, entre vítimas, familiares, acusados e autoridades policiais e judiciais. O suplente de vereador e garçom Valter Mafra, principal acusado de aliciar as menores, falou à comissão em Brasília (DF). Desde o início das investigações, a Justiça já decretou a prisão de 12 acusados, sendo que 11 já estão presos, entre os quais seis vereadores, incluindo o ex-presidente da Câmara Municipal, Luís César Lanzoni (PTB). Outro acusado, o empresário José Carlos Terassi, continua foragido.

Em agosto a CPI também esteve em São Luís (MA), onde tomou depoimentos de vítimas e de acusados de abusos sexuais.



18/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI da Exploração Sexual faz diligências em Campo Grande

Estudos sobre tráfico nortearam diligências da CPI da Exploração Sexual

CPI da Exploração Sexual define próximas iniciativas

CPI que investiga redes de exploração sexual define roteiro de audiências e visita seis estados

Unesp define calendário para o Vestibular

Unesp define calendário para vestibular do 2º semestre