CPI dá prazo ao Ecad para apresentação de documentos



A CPI do Ecad decidiu, em reunião nesta terça-feira (25), que ainda não há necessidade de solicitar a quebra de sigilo fiscal dos integrantes da diretoria-executiva do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). A CPI, em sua última reunião, decidira pela quebra de sigilo, mas suspendeu a medida, depois da leitura de carta da superintendente-executiva da entidade, Glória Cristina Rocha Braga, afirmando ter apresentado todos os documentos requisitados pela comissão e se dispondo a apresentar outros que sejam solicitados.

A CPI do Ecad, presidida pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), investiga denúncias de irregularidades na distribuição dos recursos do direito autoral.

Na carta, lida por Eduardo Suplicy (PT-SP), a superintendente-executiva do Ecad manifesta a disposição de dirimir quaisquer dúvidas, inclusive sobre os salários dos diretores, desde que resguardada a confidencialidade que lhe garante a Constituição. A superintendente-executiva do Ecad argumenta, ainda, não haver necessidade de medida "tão grave" quanto a quebra de sigilo fiscal.

Randolfe disse que foi firmado acordo com o Ecad para a entrega, em até 48 horas, das informações sobre o imposto de renda da entidade dos últimos dez anos. Também deverão ser entregues as declarações do imposto de renda de 2005 a 2010 dos integrantes da diretoria-executiva do Ecad, em até cinco dias úteis. As declarações de 2001 a 2005 deverão ser entregues em até dez dias úteis.

Mesmo tendo concordado com a suspensão do pedido de quebra de sigilo, o senador Pedro Taques (PDT-MT) alertou para a possibilidade de os documentos não virem a ser entregues.

A concessão do prazo para o Ecad, de acordo com o Randolfe, demonstra que a comissão tem respeitado o direito de defesa da entidade. Lamentou, no entanto, que a CPI não tenha recebido informações que considera fundamentais - os salários, por exemplo. O senador Rodrigues admitiu que a quebra de sigilo fiscal é uma medida que deve ser tomada somente em último caso, e que foi suspensa porque o Ecad se dispôs a apresentar as informações.

Requerimentos

Na reunião, foram aprovados requerimentos convidando Maria Luiza Valle Egea, da Associação Brasileira dos Direitos de Autores Visuais, Oona Castro, diretora-executiva do Instituto Overmundo, e Pablo Ortellado, professor do curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo para debaterem o modelo de gestão coletiva e o aprimoramento da Lei de Direitos Autorais.

Nesta quinta-feira (27), a CPI realiza audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, às 10h, para ouvir, entre outros, o cantor e poeta José Carlos Capinam, e o compositor, cantor e guitarrista da banda Ásia de Águia, Durval Lelis Tavares.



25/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli: demora na apresentação de documentos está atrasando liberação de verbas para segurança em São Paulo

Prorrogado prazo para apresentação de laudos dos estádios

Prorrogado prazo para apresentação de consulta pública

Prazo para apresentação de emendas ao Orçamento é prorrogado até dia 4

Prazo para apresentação de emendas ao PPA está aberto

Termina amanhã prazo para apresentação de emendas à LDO