CPI da Terra colhe depoimento do Ouvidor-Agrário Nacional, desembargador Gersino José da Silva



A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os problemas relacionados à questão agrária em todo o país, incluindo a atuação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), faz a sua primeira audiência pública nesta terça-feira (23), quando vai colher depoimento do Ouvidor-Agrário Nacional, desembargador Gersino José da Silva. A reunião está marcada para as 11h, na sala de número 7 da Ala Senador Alexandre Costa.

A CPI da Terra, como é mais conhecida, foi instalada em dezembro do ano passado e deverá concluir os trabalhos em 2005, com a apresentação de um relatório contendo sugestões administrativas para auxiliar o governo federal na gestão agrária. O presidente do colegiado, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), informou ainda que o relatório vai conter propostas de legislação destinadas a agilizar o processo de regularização fundiária. Se surgirem denúncias que exijam responsabilização civil e criminal, acrescentou o senador, elas serão encaminhadas ao Ministério Público.

Na próxima reunião da CPMI, prevista para semana que vem, deverá ser convidado para prestar depoimento o líder do MST, João Pedro Stédile. Representantes dos proprietários rurais, do governo, do Judiciário e dos demais movimentos sociais relacionados à terra também deverão ser ouvidos pelo colegiado.



22/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI da Terra tem audiência com Ouvidor Agrário Nacional nesta terça-feira

Ouvidor agrário anuncia plano para combater violência no campo

CPI VAI AGENDAR DEPOIMENTO DO DESEMBARGADOR ODILES FREITAS SOUZA

José Agripino colhe assinaturas para CPI da Corrupção

Demóstenes registra entrevista com o desembargador goiano José Lenar

Encerrado depoimento de Orlando Silva no Senado