José Agripino colhe assinaturas para CPI da Corrupção



O líder do PFL no Senado, José Agripino Maia (PFL-RN), anunciou nesta segunda-feira (31) que, junto com o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), está colhendo assinaturas para instalar uma comissão parlamentar de inquérito destinada a investigar denúncias de corrupção no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

- Tomamos a iniciativa, numa conversa na semana passada, de pedir uma CPI ampla para investigar Santo André, a organização não-governamental Ágora, os vampiros da saúde, os bingos, Waldomiro Diniz e todos esses assuntos com a especialíssima característica de ser corrupção praticada por pessoas de alto escalão dos ministérios e pessoas nomeadas pela alta cúpula do PT, que insiste em dizer que não tem nada com isso.

José Agripino pediu aos senadores que assinem a lista que propiciará a instalação da CPI, argumentando que não aprová-la será muito pior, visto que a sociedade vai entender que ao governo Lula não interessa apurar irregularidades, mas esconder a sujeira debaixo do tapete. Ele avisou que a oposição continuará lutando para remover a corrupção da vida pública.

- Já começamos a colher assinaturas. Tenho certeza que, muito breve, as 27 assinaturas necessárias vão estar coletadas. E vamos ficar na nossa briga permanente para fazer valer o direito das minorias e para fazer com que uma CPI que investigue a corrupção possa responder a uma demanda sentida do povo brasileiro.

O senador ressalvou que nada lhe causa mais indignação e revolta que tratar de corrupção. Mas observou que, no noticiário das televisões, são freqüentes as denúncias de irregularidades contra o governo de Lula. -Todo dia, há seis meses, é um assunto de corrupção diferente-, comentou.

Tendo participado dos trabalhos da CPI do Judiciário, José Agripino disse que investigar corrupção é uma coisa muito desagradável, porque implica pesquisar a fundo a vida de pessoas desconhecidas, que estão reconhecidamente comprometidas com o dolo. Ele lembrou que, das investigações daquela CPI, resultaram a condenação do juiz Nicolau e a cassação de um senador.

No entendimento de José Agripino, não há como um senador ficar tranqüilo sabendo que pode ser indagado, no meio da rua, sobre sua omissão a respeito das denúncias de corrupção divulgadas pela imprensa. Ele disse que há o risco de um senador ouvir -Cadê sua atuação? Vossa Excelência é um omisso ou é um cidadão que tem vergonha na cara?-



31/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Oposição colhe assinaturas para uma CPI sobre Palocci

Heloísa Helena colhe assinaturas para criação de CPMI destinada a investigar máfia das ambulâncias

José Agripino anuncia reunião de parlamentares em apoio à CPI da corrupção

Oposição vai buscar, unida, assinaturas para CPI da Corrupção

Oposição começa busca por assinaturas para CPI mista da corrupção

Oposição começa a coletar assinaturas para criar CPI que investigará denúncias de corrupção