CPI das ONGs ouve reitor da UnB e presidente da Finatec
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Organizações Não-Governamentais reúne-se nesta terça-feira (4), a partir das 11h30, para ouvir o reitor da Universidade de Brasília (UnB), Timothy Mulholland, o presidente do Conselho Superior da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), Antônio Manoel Dias Henrique, e o promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) Gladaniel Palmeira de Carvalho.
O reitor da UnB e o presidente da Finatec deverão prestar esclarecimentos sobre as denúncias de uso de recursos públicos da Fundação, no total de R$ 470 mil, para mobiliar o apartamento funcional ocupado por Timothy. Já o representante do Ministério Público deverá prestar aos senadores da CPI informações sobre o inquérito em andamento no MPDFT para apurar as denúncias.
Na última reunião do colegiado, realizada no dia 27 de fevereiro, também foram aprovados requerimentos convocando vários dirigentes de ONGs para depor e explicar como suas entidades têm utilizado os recursos públicos recebidos do governo. Também foram aprovados requerimentos de informações a várias instituições, solicitando documentos de comprovação da aplicação de recursos repassados para a aplicação em programas sociais.
Criada para apurar a liberação, pelo governo federal, de recursos públicos para organizações-não governamentais (ONGs) e para organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips), a CPI também tem por objetivo investigar a utilização, por essas entidades, desses recursos e de outros por elas recebidos do exterior, a partir do ano de 1999 até a data de 8 de novembro de 2007.
03/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Presidente do Conselho da Finatec nega liberação de recursos para mobiliar apartamento do reitor da UnB
Comissão quer ouvir dirigentes da Finatec sobre uso de recursos em apartamento de reitor da UnB
CPI das ONGs ouve presidente de laboratório
CPI das ONGs ouve presidente da Cooperíndio
Dirigente da Finatec não irá depor hoje na CPI das ONGs
CPI das ONGS deve priorizar investigação sobre Finatec, diz Heráclito