CPI das ONGS deve priorizar investigação sobre Finatec, diz Heráclito



O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga irregularidades na liberação de recursos para organizações não-governamentais - CPI das ONGs -, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), pediu, nesta quinta-feira (2), que a comissão priorize a investigação das informações sobre a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec). O senador disse que existem escândalos envolvendo a fundação e, em sua opinião, os integrantes da CPI precisam esclarecer como os recursos públicos são utilizados.

Na próxima terça-feira (7), às 14h, a CPI das ONGs tem reunião marcada para examinar mais de 40 requerimentos. A votação de requerimentos estava prevista para esta quinta-feira, mas foi cancelada pelo presidente Heráclito por falta de quórum.

Entre os requerimentos que os senadores deverão examinar está o que pede transferência de sigilo bancário e fiscal da Fundação Universidade de Brasília (Fubra) e o que requer ao Ministério da Justiça que encaminhe à CPI, no prazo de cinco dias, o relatório da Secretaria Nacional de Justiça, sobre a atuação das ONGs na Amazônia. Os requerimentos são de autoria do senador Heráclito Fortes.

A comissão, composta por 11 senadores titulares e sete suplentes, foi instalada em outubro de 2007. O colegiado tem a finalidade de apurar a liberação de recursos pelo governo para ONGs e Organizações de Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips), bem como a utilização dos recursos por parte dessas entidades.



02/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito: CPI das ONGs deve apurar denúncia sobre desvio de recursos federais em Guarulhos

CPI das ONGs quer informações sobre contrato firmado entre o governo do Piauí e a Finatec

Dirigente da Finatec não irá depor hoje na CPI das ONGs

CPI das ONGs ouve reitor da UnB e presidente da Finatec

CPI das ONGs concentra trabalho na apuração das denúncias contra Finatec

CPI analisará requerimentos que solicitam investigação de gastos da Finatec na compra de móveis de luxo