CPI do Banestado invade escritório de empresa "off-shore" em São Paulo



O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banestado, que investiga a evasão de divisas por meio de contas CC-5, revelou nesta sexta-feira (7) o sucesso de operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal na sede da empresa Pai Capital Corporation, na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). Foram apreendidos documentos e computadores da empresa, suspeita de remessa ilegal de dólares para o exterior. Segundo Antero, estima-se que a empresa tenha enviado US$ 200 milhões para as Ilhas Virgens entre 1996 e 2002.

Pela manhã, a CPI teve uma sessão reservada, em que aprovou a realização de operação de busca e apreensão de documentos na sede da Pai Capital. Uma equipe da Polícia Federal chefiada pelo delegado Luis Fernando Ayres já se encontrava em São Paulo, aguardando a ordem legal para agir. Assim que receberam o fax com a decisão da CPI do Banestado, os policiais invadiram a sede da empresa.

De acordo com os integrantes da CPI, a Pai Capital é uma empresa off-shore com sede nas Ilhas Virgens Britânicas. Ela remetia dólares para o exterior através de outra empresa, a Beacon Hill, considerada a holding dos doleiros sul-americanos, pelas agências do Banestado em Foz do Iguaçu (PR) e Nova York (EUA). O dinheiro da empresa era depositado na conta da Beacon Hill em Foz do Iguaçu e transferido para a agência de Nova York, que então fazia as remessas para a conta da Pai Capital nas Ilhas Virgens. A empresa aparece nas bases de dados do Banco Central e do Banestado como remetente de dólares ao exterior, através de subconta da Beacon Hill.

Em agosto, quando viajou aos Estados Unidos, a CPI do Banestado recebeu do procurador de Nova York, Robert Morgenthal, dezenas de caixas com a movimentação financeira da Beacon Hill. Entre os papéis, estava a ficha de abertura da subconta da Pai Capital, com seu endereço em São Paulo e os nomes de seus controladores, David Kattan, Toufic Kattan e Rahmo Kattan.

A CPI realizou investigações preliminares e constatou que a Pai Capital continuava a operar normalmente, na Avenida Paulista, nº 1.754, oferecendo serviços de assessoria financeira, apesar de a Beacon Hill haver sido fechada pelo governo norte-americano no início deste ano por atividades ilegais no mercado financeiro. Depois de se certificar que a Pai Capital continuava no mesmo endereço, a CPI decidiu agir.

Os documentos e computadores apreendidos estão sendo enviados para Brasília (DF), onde serão analisados pela equipe de assessores da CPI. O principal diretor da empresa, David Kattan, será convocado para prestar depoimento e poderá ter quebrados os seus sigilos bancário, telefônico e fiscal.



07/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI do Banestado quebra sigilo bancário, fiscal e telefônico de empresa off-shore

ONU inaugura escritório em São Paulo

ONU terá novo escritório em São Paulo

Dutra questiona instalação de escritório do serviço secreto americano em São Paulo

Suplicy afirma que Paulo Nogueira Batista é seu assessor "mas trabalha no próprio escritório"

CPI do Banestado decide convocação de Paulo Maluf