CPI do Banestado ouve Celso Pitta na terça



A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) encarregada de investigar a evasão de divisas por meio de contas CC-5 entre 1996 e 2002 ouvirá na terça-feira (27) o depoimento do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. Ele é acusado, inclusive por sua ex-mulher Nicéia Pitta, de transferência ilegal de dinheiro ao exterior e manutenção de contas secretas em bancos estrangeiros.

Afilhado político do também ex-prefeito da capital Paulo Maluf, outro investigado pela CPI, Pitta vem tendo suas supostas operações externas rastreadas pelas autoridades policiais e pelo Ministério Público. Acredita-se que ele abriu contas para abrigar recursos desviados de obras públicas. Os sigilos fiscal, bancário e telefônico do ex-prefeito já foram quebrados pela comissão.

O último depoimento marcado pela CPI acabou não ocorrendo. Convocado pelos parlamentares, o doleiro Antônio Oliveira Claramunt, conhecido como Toninho Barcelona, não compareceu à comissão na terça-feira passada (20). Apontado como um dos maiores doleiros do país, Toninho Barcelona é suspeito de crimes contra o sistema financeiro e de lavagem de dinheiro. Ele está sendo acusado de intermediar remessas ilegais de dólares para o exterior por meio de contas CC-5 do Banestado. Possíveis conexões do depoente com policiais e com juízes também estão sendo investigadas pela Polícia Federal. Como se recusou a comparecer ao depoimento, Barcelona virá à força, conduzido pela PF, que será oficiada pela CPI a trazer o doleiro ao Congresso.

Já o depoimento do bicheiro Alberto Youssef, marcado para esta sexta-feira (23), no Paraná foi adiado e poderá ser realizado na quinta-feira (29) ou na sexta-feira (30). Acusado pelo Ministério Público de sonegar mais de US$ 33 milhões em impostos entre 1996 e 1999, ele também é suspeito de lavagem de dinheiro.



23/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI do Banestado ouve Celso Pitta no próximo dia 27

Celso Pitta deverá depor nesta terça na CPI do Banestado

Doleiro não comparece para depor na CPI do Banestado, que ouve Pitta na próxima terça-feira

CPI do Banestado convoca Celso Pitta

CPI do Banestado ouvirá ex-mulher de Celso Pitta

Celso Pitta é preso ao desacatar presidente da CPI do Banestado