CPI do Ecad ouve denunciados por desvio de recursos de direitos autorais



O motorista gaúcho Milton Coitinho e sua advogada, Bárbara de Mello Moreira, devem ser ouvidos na próxima semana pela Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga supostas irregularidades envolvendo o Escritório Central de Arrecadação (Ecad), que lida com direitos autorais. Eles foram citados pela imprensa como envolvidos no desvio de cerca de R$ 110 mil em direitos pertencentes a associados da União Brasileira de Compositores.

Também devem prestar depoimento Vinícius Carvalho, secretário de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça; e Sílvio Rodrigues, diretor geral da Sociedade Brasileira de Administração e Proteção de Direitos Intelectuais (Socinpro). A SDE, provocada por processo movido pelas empresas de TV por assinatura, deve pedir a condenação do Ecad por prática de cartel, pela fixação arbitrária de percentuais de direitos autorais pelo escritório e pelas associações filiadas.

De acordo com o plano de trabalho aprovado pela comissão, as primeiras semanas da CPI estão sendo destinadas a ouvir denúncias contra o Ecad, especialmente de associações e entidades, intermediárias entre os compositores e o Ecad, caso da Socinpro e da UBC.

Representantes do Ecad serão ouvidos nas audiências que discutirão os critérios de arrecadação e distribuição do órgão, agendadas para as duas últimas semanas de agosto. Também está prevista para a primeira semana de outubro a audiência com a superintendente executiva do Ecad, Glória Braga. A entidade contestou informações apresentadas na primeira oitiva da CPI, mas o relator da comissão, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), mencionou a agenda pré-determinada e garantiu que o órgão terá a oportunidade de se defender.

- Os representantes do Ecad vão ter todas as oportunidades de se explicar aqui. Na última terça-feira foi a primeira audiência ainda, é normal que surjam dados que eles contestem, mas podem ficar tranqüilos que vamos escutá-los - afirmou o Lindbergh à Agência Senado.

A próxima reunião está marcada para a quinta-feira (11).



03/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ecad discorda de alterações propostas na lei dos direitos autorais

Superintendente defende centralização dos direitos autorais no Ecad

Subcomissão debate atuação do Ecad na administração dos direitos autorais

CPI do Ecad propõe novas leis e órgãos para gerir direitos autorais

Investigado em caso de desvio de direitos autorais diz que vem sendo ameaçado

Investigado em desvio de direitos autorais afirma que vem recebendo ameaças por telefone