CPI DO FUTEBOL TEM INDÍCIOS DE FRAUDE CAMBIAL
De acordo com o senador, os documentos estão relacionados à venda a clubes estrangeiros dos jogadores Christian e Gamarra, pelo Internacional, e Paulo Nunes e Jardel, pelo Grêmio. As negociações totalizam cerca de US$ 8 milhões. Os recursos de ambas as operações teriam sido depositados em bancos no exterior, e há suspeitas de que podem estar entrando no país sem o conhecimento das autoridades monetárias. Segundo o senador, a contabilidade dos clubes registra a entrada de recursos em espécie e em valores compatíveis com as operações.
- Os recursos podem ser destinados a fins diversos, como transferências para empresários, jogadores ou dirigentes que se beneficiaram com as operações - disse o senador.
Álvaro Dias anunciou a convocação dos empresários e dirigentes envolvidos nas transações, inclusive Fábio Koff, atual presidente do Clube dos Treze. A CPI também deverá requerer à Procuradoria da República detalhes dos mecanismos legais necessários à realização de investigações em contas no exterior. Além disso, anunciou o senador, deverá ser pedida a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico dos envolvidos.
Outra suspeita levantada pelo senador é a de que as transações no futebol brasileiro estejam sendo utilizadas para a lavagem de recursos escusos. Um indício disso seria a participação nos negócios de ex-sócios de bingos, estabelecimentos que, segundo o senador, têm relação com a lavagem de dinheiro.
12/12/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mais postos de combustível são autuados com indícios de fraude
Heráclito lamenta indícios de tentativa de fraude em obras do PAC
Daqui a pouco um bate-papo sobre futebol de várzea no Museu do Futebol
Sábado tem bate-papo sobre futebol de várzea no Museu do Futebol
Para Álvaro Dias, conclusão da CPI do Futebol pode dar novo rumo ao futebol brasileiro
Museu do Futebol inaugura Centro de Referência do Futebol Brasileiro