CPI do Futebol vota envio de documentos sobre Eurico Miranda à Câmara
Na reunião, o presidente da CPI, senador Álvaro Dias (sem partido-PR), vai apresentar requerimento para que a comissão encaminhe à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à Receita Federal ofícios solicitando que sejam adotadas providências quanto ao caso relativo ao contrato do jogador Alex com o clube italiano Parma.
De acordo com informações transmitidas pelo jogador ao senador, o Parma, que adquiriu do Palmeira o passe de Alex, nunca teria pago os salários do atleta, que teria recebido apenas a primeira parcela dos 15% sobre o valor do passe a que tem direito. Segundo o relato feito a Álvaro Dias, Alex não teria sido autorizado pelo clube italiano a exercer sua profissão em outra associação e nem chamado pelo Parma para jogar com sua equipe na Itália. Além disso, o Parma teria transformado a obrigação de pagar os 15% sobre o passe de Alex em um contrato de cessão de imagem com sua holding Parmalat Participações S.A., cedendo tais direitos a uma terceira empresa, a Wishaw Trading S.A. - numa manobra para fugir a obrigações fiscais e cambiais no Brasil, na avaliação dos advogados do jogador.
Para Álvaro Dias, a CBF tem o dever de defender o atleta brasileiro, vítima dos abusos de dirigentes estrangeiros. O senador entende também que a Receita Federal deve tomar medidas diante da estratégia adotada pelo Parma.
21/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado envia documentos da CPI do Futebol para Câmara investigar Eurico Miranda
CPI do Futebol envia à Câmara os documentos que comprometem Eurico
Althoff entrega ao corregedor da Câmara provas contra Eurico Miranda levantadas pela CPI do Futebol
CPI repassará ao corregedor da Câmara informações sobre deputado Eurico Miranda
CPI do Futebol vai investigar Eurico Miranda
CPI do Futebol ouvirá Eurico Miranda e Ricardo Teixeira