Relator constata ineficiência da inspeção no leite



Inspeções federal e estadual deixam a desejar e não informam se existe soro no leite consumido pelos gaúchos

Após o depoimento de Celso Bittencourt dos Anjos, diretor do Departamento de Produção Animal da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o relator da CPI do Leite, deputado Giovani Cherini (PDT), disse que o consumidor de leite no Rio Grande do Sul não tem a menor possibilidade de saber a qualidade do produto que está consumindo. Para Cherini, "o depoimento do diretor do DPA deixou muitas dúvidas".

Responsável pela inspeção sanitária estadual, Bittencourt informou que o departamento não está aparelhado para constatar a presença de soro e antibiótico no leite gaúcho. O relator anunciou também que a Secretaria da Agricultura não está segura quanto a doenças que possam ser encontradas no leite, como brucelose e tuberculose. Segundo Cherini, "existem somente 83 funcionários para realizar a inspeção em todo o Estado, que deveria ser diária e não semanal, como vem ocorrendo e foi informado pelo governo gaúcho".

O diretor do DPA, Celso Bittencourt, informará nos próximos dias se existem laboratórios para exame do leite no Estado, que indique a presença de soro, antibióticos ou doenças. A CPI do Leite recebeu a informação de que existe somente um laboratório no país, em Minas Gerais, que realiza este tipo de análise.

O chefe do serviço de inspeção de leite e derivados do sistema federal de agricultura, Marco Antônio Rodrigues dos Santos, informou que a análise sobre a presença de conservantes não é rotina pelo ministério, e nem são identificadas a presença de doenças, como brucelose e tuberculose. O responsável pela inspeção no Rio Grande do Sul, informou que não existe programa do governo federal de incentivo ao consumo de leite.

O relator apresentou requerimento solicitando ao Inmetro uma análise sobre a possibilidade de empresas estarem comercializando o produto com quantidade a menor nas caixinhas longa vida vendidas no mercado gaúcho. Giovani Cherini solicitou ainda no requerimento que sejam inspecionados também os resfriadores encontrados nas propriedades rurais.

Na próxima sexta-feira (15), a Comissão fará audiência pública em Pelotas, ouvindo produtores da região sul do Estado.


03/12/2002


Artigos Relacionados


CPI do Leite constata dumping

CPI constata que financiamento de resfriadores de leite fica só no papel

CPI do Leite: Relator requer dados da venda da CCGL

Relator da CPI do Leite adverte sobre qualidade do tipo longa vida

Mozarildo alerta sobre ineficiência da saúde pública

Marcos Guerra aponta ineficiência do governo Lula