CPI do roubo de cargas vota relatório final



O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura o roubo de cargas no país, cuja votação está prevista para esta quarta-feira (11), às 16h, propõe ao Ministério Público o indiciamento de mais de 180 pessoas. A CPI deverá também sugerir no texto quatro projetos de lei, entre os quais um que dispõe sobre as penas para os crimes relacionados ao roubo de cargas e outro que prevê mecanismos de segurança destinados a reduzir a incidência desses crimes.

Trabalham no relatório da comissão seis equipes formadas por profissionais do Senado Federal, do Tribunal de Contas da União (TCU), do Banco Central, da Receita Federal e da Polícia Federal.

Em março de 2000, a CPI foi criada com o objetivo de apurar, em todo o país, o elevado crescimento de roubo de cargas transportadas pelas empresas de transportes rodoviários, ferroviários e aquaviários e também com o propósito de investigar a lavagem de dinheiro e o desmanche de caminhões por pessoas envolvidas com as quadrilhas do roubo de cargas. Somente em 2002, conforme informações da secretaria da comissão, foram roubados 4.200 caminhões. Os prejuízos, até julho último, chegavam a R$ 900 milhões.

Desde 2000, a CPI tomou mais de 200 depoimentos e realizou audiências públicas nas cidades de São Luís (MA), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), São Paulo, Santos (SP), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Joinville (SC), Uberlândia (MG), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Vitória (ES). Além disso, realizou diligências em cidades dos estados de Pernambuco, Maranhão, São Paulo e Goiás.

A CPI é presidida pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP). O relator é o deputado Oscar Andrade (PL-RO) e o vice-presidente, o deputado Mário Negromonte (PPB-BA).



10/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI do roubo de cargas vota relatório final

Depois de dois anos e nove meses de trabalho, CPI do roubo de cargas apresenta relatório final

CPI do Ecad vota relatório final

CPI da Pedofilia vota relatório final

CPI do Banestado vota relatório final em dezembro

CPI do Apagão Aéreo vota relatório final às 11h