CPI DO TRABALHO INFANTIL RELATA VISITA AO RIO GRANDE DO SUL



A CPI sobre a exploração do trabalho infantil reuniu-se hoje (dia 10) para relatar a diligência realizada em Porto Alegre há quinze dias. Segundo a presidente da comissão, senadora Marluce Pinto (PMDB-RR), 19 pessoas prestaram depoimentos naquela oportunidade, fato que propiciou a comissão constatar as condições de insalubridade a que são submetidas as crianças que trabalham no Rio Grande do Sul.

De acordo com Marluce Pinto, em fábricas de sapatos, as crianças não tem proteção quando estão expostas aos efeitos da cola de sapateiro. "Na Ceasa, empurram caixas de até 100 quilos; Em plantações de fumo, as substâncias agrotóxicas utilizadas agridem a sua saúde; Na exploração de pedras preciosas, são obrigadas a utilizarem-se de ferramentas pesadas e perigosas", assinalou. O relatório a respeito da diligência a Porto Alegre deve ser apresentado na próxima terça-feira, segundo a senadora.

Por sua vez, a senadora Emília Fernandes (PTB-RS) encaminhou requerimento pedindo aos diretores da Rádio Senado, da TV Senado e do Jornal do Senado a inclusão, nesses meios, de um espaço dedicado a mensagens de combate ao trabalho infantil. Ela também solicitou ao governo do Rio Grande do Sul que informe os programas, projetos e recursos destinados à luta contra o trabalho infanto-juvenil.

A deputada Rita Camata sugeriu que nas próximas diligências a CPI se faça acompanhar por membros do Ministério Público, para que possam ser tomadas providências imediatas contra os abusos porventura constatados.

A relatora da CPI, deputada Célia Mendes, pediu aos presidentes do Senado e da Câmara que proporcionem meios materiais para que o órgão possa concluir seu relatório. A deputada Maria Valadão sugeriu que o relatório seja baseado nos depoimentos gravados em uma fita de vídeo, de forma mais suscinta, evitando o uso de "calhamaços" de papel "que tanto dificultam a sua compreensão.



10/06/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


EMÍLIA RELATA DILIGÊNCIAS DA CPI DO TRABALHO INFANTIL NO RS

Rio Grande do Sul lança campanha contra o trabalho infantil

Rio Grande do Sul lança campanha contra o trabalho infantil

CPI DO TRABALHO INFANTIL OUVE RELATÓRIO SOBRE DILIGÊNCIAS NO RIO GRANDE DO SUL

Procuradora do Trabalho confirma denúncias sobre trabalho infantil nas lavouras de fumo

Paim relata atividades no Rio Grande do Sul