CPI investiga denúncia de pressão junto ao Ministério da Saúde



A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga denúncias de irregularidades na atuação de Organizações Não-Governamentais (ONGs) no Brasil entra em sua reta final, realizando, nesta terça-feira (dia 26), após a Ordem do Dia, aquela que pode ser a sua última reunião para tomada de depoimentos. A comissão, presidida pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) vai tentar, pela terceira vez, tomar o depoimento de Alexandre Paes dos Santos, da APS Consultores & Associados.

Ele depõe no caso que investiga a atuação da ONG Núcleo de Apoio ao Paciente com Câncer (Napacan) em um esquema de pressão junto ao Ministério da Saúde para a liberação de um remédio, ainda em fase de testes, da multinacional de medicamentos Novartis. Paes dos Santos, de acordo com os depoimentos tomados até o momento, teria intercedido em nome da Novartis junto a autoridades do ministério.

Como Paes dos Santos se recusou a atender os convites anteriores da CPI, caso ele não compareça mais uma vez, Mozarildo determinou que a comissão tome as providências necessárias para garantir que ele seja trazido para depor, até mesmo com a ajuda de um oficial de Justiça. De acordo com a legislação, as CPIs têm o poder de intimar pessoas a prestar depoimento.

Na reunião, a comissão também vai ouvir o presidente da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong), Sérgio Haddad, em depoimento considerado importante pelo presidente da CPI para encerrar a fase de audiências na comissão.

Na reunião da semana passada, Mozarildo se disse satisfeito com os resultados obtidos pela comissão até o momento, por acreditar que a CPI está conseguindo comprovar que muitas ONGs têm problemas que precisam ser investigados em profundidade. Ele anunciou que a CPI vai pedir a punição de responsáveis por irregularidades, solicitar novas apurações pelo Ministério Público e apresentar propostas de legislação que possam corrigir distorções. A comissão tem prazo até 15 de dezembro para apresentar seu relatório final e encerrar suas atividades.



25/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


PF investiga denúncia de extorsão ligada à Saúde

Ministério da Saúde investiga dengue tipo 4 em Manaus

CPI investiga ligação de ONG e Novartis em lobby no Ministério da Saúde

CPI das ONGs investiga possíveis irregularidades no Ministério da Saúde

Ministério da Saúde investiga mortes de 13 crianças indígenas no Acre

Ministério da Saúde investiga mortes em aldeia Xavante em Mato Grosso