CPI: pedido para que volte a ser ouvida fita de Jairo Carneiro causa confronto



 
A decisão dos integrantes da CPI da Segurança Pública de voltar a ouvir a fita cassete gravada entre o ex-tesoureiro do PT Jairo Carneiro e dois jornalistas do Diário Gaúcho é novo motivo de confronto entre deputados da oposição e da base governista.

O pedido para que a fita seja ouvida, desta vez em audiência pública e não mais reservada, como ocorreu na primeira oportunidade, foi feito pelo deputado Mario Bernd (PPS). Ele lembrou que a entrevista na qual Carneiro afirma que a sede do Clube de Cidadania foi adquirida com parcelas obtidas com dinheiro proveniente do jogo do bicho foi ouvida antes de a CPI tomar conhecimento da fita gravada entre o ex-chefe de Polícia Luiz Fernando Tubino e Diógenes de Oliveira, na qual o presidente do Clube de Cidadania pede ao delegado que não use de muito rigor na repressão à contravenção. Este fato merece, na avaliação de Bernd, uma releitura da fita de Jairo Carneiro.

A proposição, aprovada anteriormente pelos integrantes da CPI, está sendo contestada, neste momento, pelo deputado Ronaldo Zülke (PT). Ele alega que a fita foi obtida de forma ilícita pelos jornalistas do Diário Gaúcho e que ela já foi ouvida. Zülke chegou, inclusive, a ameaçar se retirar da sala de reuniões e da CPI e convidou os demais representantes do governo a fazer o mesmo.

Diante da polêmica, a sessão voltou a ser suspensa.



11/10/2001


Artigos Relacionados


CPI: Adiado depoimento de Jairo Carneiro

Jairo Carneiro admite ter mentido

Jairo Carneiro deve ser indiciado por falso testemunho

Jairo Carneiro diz que revolta contra PT motivou falsas acusações

Jairo Carneiro diz que mentiu sobre envolvimento do governo com o jogo do bicho

Parlamentares brasileiros e europeus entram em confronto por causa de embargo às exportações de carne