CPI:Deputados do PT afirmam que relator induziu testemunha



A CPI da Segurança Pública permanece ouvindo os doadores do Clube de Seguros da Cidadania. Uma das testemunhas mais esperadas, o diretor da Sabemi Seguros Luís Fernando Pires, confirmou que a empresa ajudou financeiramente o Clube com R$ 50 mil, conforme Daniel Verçosa, diretor de seguros do Clube da Cidadania já havia informado à CPI.

Durante o depoimento de Pires, os deputados petistas Ivar Pavan e Ronaldo Zülke questionaram o comportamento de Vieira da Cunha, por entenderem que o relator estava induzindo as respostas da testemunha. “Como o depoente confirmou o que Daniel Verçosa tinha dito, a oposição ficou inconformada e passou a tentar conduzir as respostas da testemunha”, entende o líder do governo, Ivar Pavan. O deputado Ronaldo Zülke concorda, afirmando que houve uma nítida tentativa da oposição de “fazer a testemunha cair em contradição”.

O depoimento do filho do governador Olívio Dutra, Espártaco da Rocha Dutra, foi mais tranqüilo. Espártaco foi convocado porque consta na lista de doadores do Clube de Seguros da Cidadania. Ele confirmou o repasse de R$ 500,00 e disse que trabalhou por três anos na empresa Condor Seguros de propriedade de Daniel Verçosa. As perguntas de caráter pessoal e sem vínculo com a doação foram motivos de críticas por parte da bancada petista. “Não tem sentido constranger um cidadão a comparecer a uma CPI para perguntar o que ele faz com seu salário ou porque não usa cheques”, observa Zülke.

Espártaco Dutra explicou que sua relação de trabalho era exclusivamente com a Condor e que não participava do Clube de Seguros nem de forma voluntária. Sobre a doação, revelou que a fez para “ajudar na construção da sede do partido e entidades sociais”. Ele também informou os deputados que conhecia Diógenes de Oliveira “da vida partidária”, e que aceitou o emprego oferecido por Daniel Verçosa “porque era um novo desafio para sua vida profissional, pois recém havia retornado da Alemanha.


11/08/2001


Artigos Relacionados


Deputados do PT afirmam que depoimentos não confirmam denúnciais da oposição

Andres e Schneider afirmam que o trabalho do relator é ético

Deputados do PT afirmam que BM agiu dentro da normalidade no Fórum Mundial

RELATOR DA COMISSÃO DE ORÇAMENTO OUVE DEPUTADOS ESTADUAIS

Deputados do PT dizem que relator da CPI não tem isenção e está desequilibrado

Relator do PPA atende a deputados e senadores nesta segunda-feira