CPTM: Estudantes se divertem viajando de trem
Nesta quinta-feira, 42 alunos da EMEI Padre Charbonneau, em Pirituba, participaram do programa Usuários do Amanhã
O passeio teve início na estação Pirituba, onde as crianças, com idade entre cinco e seis anos, foram orientadas de forma descontraída sobre as vantagens e possibilidades do transporte sobre trilhos.
O alvoroço foi geral quando elas foram indagadas sobre a freqüência com que utilizam os trens. "Eu já andei de trem com a minha mãe, mas aqui com as tias é muito mais legal", foi a resposta de Nathaly Thamiris Fonseca de Sousa.
A viagem seguiu até a Estação da Luz, que as crianças puderam identificar como "réplica" da estação inglesa do filme Harry Potter, por seguir os mesmos padrões de construção. Entre cantigas e brincadeiras, muita coisa foi ensinada no passeio: a importância de conservar os trens, de respeitar a sinalização das estações e também como é possível se divertir, uma vez que é extenso o roteiro cultural acessível pelas linhas da CPTM.
Um dos pontos, por exemplo, é o Jardim da Luz, que também foi visitado. Depois da deliciosa "parada para o lanchinho" os alunos puderam conhecer todo o parque, as obras de arte expostas, os lagos com peixes e o ponto máximo do passeio, a gruta, embaixo do lago central. Até uma das famosas preguiças deu o ar da graça, para alegrar a garotada.
As professoras Rosana Lopes Marques e Lílian Chiaroni também estavam animadas. "Nós já havíamos percorrido o trecho anteriormente sem as crianças e escolhemos o passeio ao Jardim da Luz por ser o mais divertido para a faixa etária delas", afirmou Rosana.
Na volta, todos receberam gibis sobre coleta seletiva de lixo, precauções contra a dengue e temas ligados à cidadania, além de detalhes sobre o sistema ferroviário. E as atividades não cessaram na Estação. "Agora nós vamos continuar o trabalho na classe, para gravar bem o que foi aprendido hoje", completou a professora.
O programa foi criado há nove anos pelo SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes da Grande São Paulo sobre o uso devido do transporte público coletivo. Sob a coordenação da analista plena Edivane Coelho Soboslai, a atividade visa garantir aos futuros usuários um sistema de melhor qualidade e conservação.
De acordo com Edivane, o trabalho tem mostrado ótimos resultados. "Já vimos pessoas que chegaram aqui totalmente descrentes e que depois do passeio pensavam até em trabalhar na CPTM. Isso só pode ser um bom sinal", relata. E é nesse clima positivo que o programa segue como carro-chefe das iniciativas da empresa em manter um relacionamento direto com o usuário. "Se em cada grupo de 50 crianças ou adolescentes, nós conseguirmos conscientizar pelo menos uma, o trabalho já terá valido a pena", concluiu.
As escolas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato através do e-mail CPTM: Artistas grafitam trem da Linha C
CPTM tem autorização para levar trem até Alphaville
Entra em operação novo trem da Linha C da CPTM
CPTM comemora o Dia Nacional do Samba com show no trem
(Flash) - Covas apresenta novo trem da CPTM
Começou a circular o primeiro novo trem da Linha C, da CPTM