CRA analisará conflito em direito à informação sobre alimentos transgênicos



Um conflito com a Lei de Biossegurança levou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) a apresentar projeto para sustar a aplicação de artigo do Decreto 4680/03, que regulamenta o direito à informação nos rótulos dos alimentos que contenham ou sejam produzidos a partir de organismos geneticamente modificados (OGM), os chamados transgênicos. A matéria é um dos itens da pauta da reunião de quarta-feira (4) da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), marcada para as 9h.

Na justificação do seu projeto (PLS 4/07), Alvaro Dias observa que a Lei de Biossegurança prevê a regulamentação desse direito, mas o governo federal não cumpriu a sua obrigação e a informação acabou sendo disciplinada por decreto e por portaria do Ministério da Justiça.

"O governo ter mantido a regulamentação existente não representaria um problema desde que a estrutura normativa mantida demonstrasse ser eficiente e não apresentasse ponto de conflito com a nova Lei de Biossegurança. Entretanto, isso não é o que ocorre com relação à regulamentação infralegal de rotulagem de organismo geneticamente modificado e derivados", assinala o senador.

Alvaro Dias argumenta que o Decreto 4680/03 cria um "verdadeiro convite ao seu descumprimento" quando estabelece, em seu artigo 3º, que os alimentos e ingredientes produzidos a partir de animais alimentados com ração contendo ingredientes transgênicos deverão trazer no painel principal a expressão "(nome do animal) alimentado com ração contendo ingrediente transgênico" ou "(nome do ingrediente) produzido a partir de animal alimentado com ração contendo ingrediente transgênico".

Além disso, acrescenta Alvaro Dias, os símbolos definidos pelo Ministério da Justiça remetem à idéia de atenção e cuidado e podem fomentar a desconfiança da população em produtos que já foram avaliados e considerados seguros pela Comissão Técnica de Biossegurança (CTNBio), prejudicando com isso a introdução desses produtos no mercado.

A CRA também analisará outro projeto de Alvaro Dias, que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os insumos, máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos, bem como suas partes e peças de reposição, acessórios, matérias-primas e produtos intermediários, quando adquiridos com a finalidade de produção de leite. A matéria tem voto favorável dos senadores Expedito Júnior (PR-RO) e Gilberto Goellner (Dem-MT), com a apresentação de três emendas.



30/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Direito à informação sobre consumo de alimentos transgênicos estará em debate na CMA

Osmar Dias cobra retomada de pesquisas sobre alimentos transgênicos

Casagrande defende direito do consumidor de ser informado sobre produtos transgênicos

Informação sobre lactose nos alimentos pode tornar-se obrigatória

Projeto obriga informação sobre data de validade de alimentos após abertos

Concurso vai premiar oito vídeos inéditos sobre direito à informação pública