CRA aprova renegociação de dívidas de produtores rurais



Produtores rurais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste que tomaram financiamentos com recursos dos Fundos Constitucionais poderão ter suas dívidas renegociadas. Foi o que decidiu nesta terça-feira (30) a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) ao aprovar parecer do senador Gerson Camata (PMDB-ES) a projeto (PLS 174/07) de autoria do senador Cícero Lucena (PSDB-PB).

VEJA MAIS

Pela proposta, a renovação obedecerá prazos, encargos financeiros e demais condições aplicáveis aos financiamentos, admitindo-se, entretanto, a adequação do prazo, de forma a compatibilizar a recuperação do respectivo empreendimento.

As dívidas, de acordo com o projeto, poderão ser renovadas por montante correspondente ao menor dos seguintes valores: 70% do valor de avaliação das garantias ou 40% do saldo devedor.

O projeto também obriga os fundos constitucionais de financiamento do Norte (FNO), do Nordeste (FNE), e do Centro-Oeste (FCO), enquanto não for implantado o seguro agrícola, a proceder a remissão das parcelas de operações de crédito rural, em períodos de adversidade climática reconhecida por ato do Executivo, nas seguintes condições: 70% do valor da parcela nas operações de até R$ 50 mil contratados por mini, pequenos e médios produtores; e de 50% do valor da parcela nas operações de mais de R$ 50 mil.

O projeto segue agora para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será votado em decisão terminativa.

Agricultura familiar

Na mesma reunião, a CRA aprovou parecer do senador Augusto Botelho (PT-RR) favorável a projeto (PLS 589/07) do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a veículos de carga usados por agricultores familiares, bem como por suas cooperativas e associações.

Para Augusto Botelho, o projeto, caso vire lei, irá beneficiar cerca de 80% dos produtores rurais brasileiros.

De acordo com a proposta - que segue agora para exame da CAE, onde será votado em decisão terminativa - a isenção do IPI somente será utilizada uma vez pelo produtor, salvo se o veículo tiver sido adquirido há mais de três anos ou ainda em casos de destruição completa ou seu desaparecimento, por furto ou roubo.

Estatuto do Produtor

A CRA aprovou também três requerimentos da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) solicitando realização de audiências públicas para debater o Estatuto do Produtor Rural, divididas em três temas: questão fundiária, defesa agropecuária e meio ambiente.

Foi aprovado ainda mais um requerimento, desta vez de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), para discutir o cadastro de segurados especiais a ser realizado pelo Ministério da Previdência Social.

Cláudio Bernardo / Agência Senado



30/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso acerta com Mantega renegociação de dívidas de produtores rurais

Passa na CRA projeto que trata de renegociação de dívidas de produtores rurais

Debatedores pedem mudanças na renegociação de dívidas dos produtores rurais

Melo propõe renegociação de dívidas dos produtores rurais do Nordeste

Condições especiais são oferecidas a produtores rurais para renegociação de dívidas

Aprovada na comissão mista MP que permite renegociação de dívidas de produtores rurais