CRA debate critérios para registro e regulamentação do uso de Aloe Vera



Por sugestão do senador Gilberto Goellner (DEM-MT), a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza audiência pública nesta terça-feira (8) para discutir os critérios adotados pelos órgãos competentes para registro e regulamentação do uso de Aloe Vera - também conhecido como babosa - e para conhecer "as reais propriedades do produto para sua classificação". Devem participar do debate, marcado para as 9h30, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Conselho Internacional da Ciência do Aloe (Iasc, sigla em inglês).

Na justificação da proposta, Goellner afirma que a ausência de manifestação dos órgãos públicos a respeito do Aloe Vera cria insegurança para a indústria e mitos para a população: "O que se tem presenciado é a comercialização de um produto 'marginal' sem fiscalização e sem o controle do Estado".

A audiência pública, segundo o senador, serviria para um maior conhecimento sobre o produto, suas indicações e utilização, para o mapeamento "do panorama técnico sobre o assunto" e também para a obtenção de dados consistentes e fidedignos que subsidiem iniciativas legislativas destinadas a regularizar o uso, a produção e a comercialização da babosa. No requerimento para o debate, Goellner afirma também que Bill Coats, do Iasc, que é especialista no assunto, estaria disposto a vir ao Brasil para a audiência.

O senador lembra que há uma grande "crença" popular sobre as qualidades nutricionais e os resultados positivos desse vegetal para a saúde humana. Afirma que a babosa é usada no Brasil tanto sob a forma de produtos industrializados quanto de preparações domésticas ou caseiras. E registra que a literatura sobre o assunto é proveniente, em grande parte, de fontes não-científicas: "O grau de cautela e segurança no uso doméstico, na produção, na industrialização e na comercialização são por demais heterogêneos, causando insegurança na população e descrença em quem trabalha com seriedade na produção de produtos em larga escala".



03/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Especialistas falam sobre as propriedades do Aloe Vera

Consumo de alimentos à base de aloe vera ou babosa ainda não é seguro, diz Anvisa

Anvisa discute critérios para registro de saneantes corrosivos

Anvisa publica novos critérios para registro de agrotóxicos

Alcântara defende critérios idênticos para registro de medicamentos

Simon pede regulamentação para registro único