Simon pede regulamentação para registro único



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez um apelo ao governo federal para que implante a Lei do Registro Único de Identidade, aprovada e sancionada pelo presidente da República há 10 anos e que ainda não foi regulamentada. O apelo, explicou o senador, foi motivado pela notícia de que o Ministério da Justiça formou um grupo de estudos para, junto com outros ministérios, criar uma carteira de identidade única em todo o país.

Simon lembrou que a Lei nº 9.454, de 7 de abril de 1997, já passou por diversos grupos de estudos e análise criados pelo governo. -O máximo que se conseguiu até hoje foi debater o assunto, exaustivamente, sem que houvesse progresso algum-, lamentou, assinalando que a lei já passou por 10 ministros da Justiça, em dois governos, num período de sete anos.

O senador gaúcho citou ainda correspondência que enviou ao ministro Márcio Thomaz Bastos, no ano passado, alertando para a falta de regulamentação da lei e apontando que o documento único já é uma exigência do ponto de vista da segurança pública. Simon deu o exemplo do caso do assassino do seringalista Chico Mendes, o fazendeiro Darcy Alves. -Foragido da justiça, Darcy mudou de estado e, com outro CPF e documento de identidade, conseguiu até empréstimo agrícola do Banco do Brasil-, assinalou.

- O ministro criou um grupo de estudos e teve a gentileza de me procurar com o resultado desse grupo. Pelo que foi apurado, seria necessário refazer todas as carteiras de identidade, o que custaria uma fortuna, e para o volume de trabalho apenas uma empresa alemã teria condições de vencer uma concorrência. O ministro extinguiu a comissão e de lá para cá nada mais foi feito - comentou.

O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) afirmou que foi o relator da Lei nº 9.454 e que seu autor foi o próprio Simon. -Aconselho Vossa Excelência a enviar outro ofício ao ministro da Justiça, senão qualquer dia desses pode surgir uma medida provisória-, alertou.

Simon contou que a regulamentação está pronta e que enviou carta ao presidente da República, que foi respondida por -um assessor do assessor do assessor da Casa Civil-, informando que enviou a carta ao órgão competente, -que eu não sei qual é-.



25/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon pede regulamentação da Lei do Registro Civil Único para evitar fraudes

Simon apela ao governo pela regulamentação da lei que institui número único de registro civil

CRA debate critérios para registro e regulamentação do uso de Aloe Vera

Simon defende número único para identificação

Duciomar defende adoção do registro único do cidadão

PMDB acerta data para o registro de Simon