CRA vai debater medidas para estimular produção de leite



A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realizará audiência pública sobre estratégias para estimular a produção de leite no Brasil. Serão convidados representantes do Ministério da Agricultura, da Associação Brasileira de Produtores de Leite, de empresas de laticínios, entre outros.

Em reunião realizada nesta quinta-feira (21), os autores do requerimento propondo o debate, Benedito de Lira (PP-AL) e Acir Gurgacz (PDT-RO), informaram que o preço pago aos produtores do leite não cobre o custo de produção, o que inviabiliza a atividade. Relatando encontro com representantes do setor, Benedito de Lira informou que os produtores gastam R$ 1,30 para produzir um litro de leite e recebem dos laticínios apenas R$ 1,10.

– Precisamos dar uma resposta ao agricultor, ao tirador de leite, que faz um trabalho árduo e importante para a alimentação dos brasileiros – frisou Acir Gurgacz.

Sementes

Os senadores da comissão também aprovaram na reunião desta quinta-feira requerimento da senadora Ana Amélia (PP-RS) para realização de debate sobre a concentração do mercado de sementes.

A parlamentar informou que tem havido redução da concorrência no mercado sementeiro, especialmente no segmento de sementes geneticamente modificadas, conforme avaliação de produtores rurais e comerciantes que atuam no agronegócio.  A concentração desse mercado, observa Ana Amélia, causa impactos negativos em toda a cadeia produtiva de grãos.

Abate de bovinos

A Comissão de Agricultura também promoverá audiência pública para discutir as condições dos abatedouros de bovinos em funcionamento no Brasil. O debate, proposto por Benedito de Lira e Eduardo Suplicy (PT-SP), é motivado por denúncias veiculadas em 10 de março pelo programa Fantástico, da TV Globo, que aponta problemas no processo de abate dos animais.

Conforme os senadores, a reportagem mostra que o rigor sanitário observado em produtos destinados à exportação nem sempre se repete no mercado interno de carnes, onde não estariam sendo seguidas medidas determinadas pela legislação sanitária.

As datas das audiências e os nomes dos convidados ainda serão definidos.



21/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fazenda deve anunciar medidas para estimular produção de etanol até dezembro

Antônio Russo cobra medidas para estimular o turismo

Jucá manifesta apoio a medidas do governo para estimular economia

Ana Amélia defende medidas para estimular comércio na fronteira do Rio Grande do Sul

Ideli destaca novas medidas do governo para estimular economia

Subcomissão vai propor medidas para estimular exploração de terras-raras