CRA vai ouvir ministro da Agricultura no dia 26



O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, participará de audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) no próximo dia 26 e deverá debater, entre outras prioridades da pasta, o Plano Safra 2013/2014 e o controle da aftosa nos rebanhos brasileiros.

VEJA MAIS

Conforme informou o presidente da CRA, senador Benedito de Lira (PP-AL), em reunião da comissão nesta quinta-feira (12), o Ministério da Agricultura comunicou, no início de agosto, a erradicação da aftosa com vacinação nas últimas áreas que ainda não eram consideradas livres da doença: sete estados do Nordeste (Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte) e norte do PA.

– Esses estados, que até então estavam proibidos de transportar e comercializar animais, passaram agora a pertencer a um único Brasil. Até então, tínhamos o Brasil do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que podia fazer qualquer tipo de comercialização e exportação de produtos oriundos da cadeia produtiva da carne, enquanto estados do Nordeste e Norte estavam impossibilitados de exercer sua atividade com liberdade e abrangência – contou.

A audiência agendada para o próximo dia 26 também poderá contar com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, convidado pelos senadores da CRA, mas que ainda não confirmou sua participação no debate.

Já confirmaram que acompanharão o ministro da Agricultura o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, e o presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos.

Embalagens de produtos veterinários

O exame das três proposições que estavam em pauta nesta quinta-feira foi transferido para a próxima reunião deliberativa da Comissão de Agricultura. O substitutivo do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) a projeto (PLS 718/2007) que trata da devolução de embalagens vazias de produtos de uso veterinário é um dos itens que estavam estavam na agenda da CRA.

Outro projeto (PLS 679/2011) que teve a votação adiada foi apresentado pela senadora Ana Rita (PT-ES) e institui a Política Nacional de Apoio ao Agrotóxico de Baixa Periculosidade. A proposta tem voto favorável do relator, senador Ivo Cassol (PP-RO).

A terceira proposição que estava na agenda (PDS 90/2007) altera regras de comercialização de alimentos geneticamente modificados. Apresentado pela senadora Kátia Abreu (PSD-TO), a matéria recebeu voto pela rejeição do relator, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).



12/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Agricultura quer ouvir novo ministro do Desenvolvimento Agrário

Pavan quer ouvir ministro da Agricultura sobre importação de alho

Senadores querem ouvir ministros da Agricultura e da Pesca

Senado vai ouvir ministro sobre questão do aço

CCT quer ouvir ministro sobre internet 4G

CRE vai ouvir ministro da Defesa sobre reaparelhamento da FAB