Pavan quer ouvir ministro da Agricultura sobre importação de alho
Para esclarecer por que os produtores brasileiros de alho estão sendo obrigados a jogar fora suas safras devido à concorrência do alho importado da China e da Argentina, o senador Leonel Pavan (PSDB-SC) anunciou que vai requerer à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) a realização de audiência com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Os produtores estão revoltados com -a absoluta inércia do governo federal para resolver a questão-, explicou o senador.
De acordo com Pavan, a crise na produção nacional de alho tem provocado desemprego e êxodo rural, particularmente no Sul do país, em que houve uma redução de 50% na área plantada para a próxima safra do produto. Cerca de 20 mil empregos serão extintos, informou.
Desde março, conforme Pavan, os produtores de alho do Sul previam problemas na comercialização da safra por causa do excesso de importação da China, tanto que ele então cobrou do ministro da Agricultura medidas de proteção para a produção brasileira de alho e garantia de comercialização, mesmo que a preços mais baixos.
Frente à crise iminente, capitaneados pela Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), os agricultores fizeram várias gestões junto ao governo, mas nada de concreto aconteceu, relatou o senador. Ao contrário, acrescentou, mesmo com a perspectiva de uma safra de 10 mil toneladas de alho, as importações continuaram. Além disso, o governo teria se omitido em fiscalizar o alho importado da Argentina, que, segundo os produtores, seria inferior ao produto brasileiro.
26/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão de Agricultura quer ouvir novo ministro do Desenvolvimento Agrário
Camex prorroga medida para importação chinesa de alho
Pavan diz que Judiciário prejudica o alho brasileiro
CCT quer ouvir ministro sobre internet 4G
Pavan informa paralisação de rodovia por produtores de alho
CRE quer ouvir ministro da Justiça sobre caso FBI-Abin