Cratod realiza primeira internação compulsória



Dependente químico de 25 anos já havia sido acolhido socialmente pela Missão Belém

O Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas), realizou na última quinta, 23, a primeira internação compulsória desde o início do plantão jurídico, realizado em 21 de janeiro deste ano.

A Justiça decidiu pela internação compulsória do dependente TFL, de 25 anos, e o encaminhou para tratamento no Hospital Lacan, em São Bernardo do Campo. Em situação de rua desde os 10 anos de idade, o rapaz passou por avaliação médica e apresentou sinais de intoxicação por diversas drogas, além de ter sido diagnosticado com retardo mental. Ele desconhece o paradeiro da família e declarou ser dependente de crack, álcool, solvente e cocaína.

LEIA TAMBÉM
Entenda o que é a internação compulsória para dependentes químicos
Entenda o que é e como funciona o Cartão Recomeço

O próprio dependente manifestou desejo de ser internado, mas como apresenta confusão mental e impossibilidade de responder por seus atos, a Justiça decidiu pela internação compulsória.

No dia 21 de maio, a Missão Belém, parceira do Governo de São Paulo no acolhimento social a dependentes químicos em situação de rua, já havia conseguido levá-lo ao Cratod, mas ele deixou o local. Na última quinta-feira, 23, foi novamente levado pela Missão Belém.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O pedido de internação compulsória (a família não precisa pedir) só acontece com autorização da Justiça, após atestado médico e parecer da Promotoria Além disso, o dependente só pode deixar a internação com alta médica ou ordem judicial.

Combate às drogas

Desde janeiro, o Cratod já atendeu 28.257 ligações, realizou 4.051 atendimentos e 906 internações, sendo 830 de forma voluntária -com o consentimento do dependente.

Do Portal do Governo do Estado



05/24/2013


Artigos Relacionados


Cratod vai analisar casos de internação involuntária

Governador recebe Comissão Externa de Internação Compulsória

Entenda o que é a internação compulsória para dependentes químicos

Especialistas pedem cautela na regulamentação da internação compulsória

CDH vai discutir em audiência pública proposta de internação compulsória

CAS aprova possibilidade de internação compulsória de usuários de drogas