CRE analisa três mensagens de indicação de embaixadores



Três mensagens presidenciais serão examinadas na quinta-feira (8), a partir das 10h, pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). A primeira delas (60/08) submete à apreciação do Senado a indicação do ministro de segunda classe João Batista Cruz ao cargo de embaixador do Brasil em Santa Lúcia. As duas outras indicam os atuais embaixadores junto à Rússia e ao Zimbábue para exercerem também, respectivamente, os cargos de embaixador junto à Geórgia e ao Uzbequistão e junto ao Malaui.

Desde setembro de 2005, Cruz exerce o cargo de embaixador brasileiro na Guiné Bissau. Ele deverá abrir agora a embaixada brasileira em Castries, capital de Santa Lucia, dentro de uma perspectiva de adensamento das relações do Brasil com o Caribe, segundo relato da mensagem presidencial, que tem como relatora a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN).

Santa Lucia é uma ilha de 616 quilômetros quadrados, com 168 mil habitantes. Sua economia está baseada no turismo, no cultivo de banana e no setor de serviços. Os dois países já deram início às negociações para a assinatura de um acordo de cooperação técnica, que poderá abranger áreas como as de biocombustíveis e previsão meteorológica.

A mensagem 72/08, que tem como relator o senador Pedro Simon (PMDB-RS), submete ao Senado a indicação do embaixador brasileiro na Rússia, ministro de primeira classe Carlos Antonio da Rocha Paranhos, para exercer cumulativamente o cargo junto às Repúblicas da Geórgia e do Uzbequistão.

A mensagem 73/08 submete a indicação do ministro de segunda classe Raul de Taunay, embaixador no Zimbábue, para exercer cumulativamente o cargojunto ao Malaui, país de 12 milhões de habitantes situado no sul da África. O relator da mensagem é o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).



05/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mensagens com indicação de três novos embaixadores estão na pauta da CRE

CRE analisa indicação de três embaixadores

CRE vota três mensagens com indicações de embaixadores

CRE analisa indicação de embaixadores

CRE analisa indicação de embaixadores

CRE ANALISA INDICAÇÃO DE EMBAIXADORES