CRE vota três mensagens com indicações de embaixadores



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) analisa, nesta quinta-feira (10), a partir das 10h, mensagem presidencial com a indicação de Carlos Eduardo Sette Câmara da Fonseca Costa, ministro de segunda classe da carreira de diplomata do quadro permanente do Ministério das Relações Exteriores, para exercer o cargo de embaixador do Brasil no Paquistão e também junto à República Islâmica do Afeganistão e à República do Tadjiquistão.

No seu parecer, o relator da mensagem, senador Marco Maciel (DEM-PE), afirma que a participação paquistanesa no G-20 - grupo de países em desenvolvimento -, evidenciada pela reunião de coordenação organizadapor esse país, em setembro de 2005, coincidiu com a visita bilateral do Chanceler brasileiro, Celso Amorim, e demonstra que Islamabade está engajada no tema do comércio agrícola, que é de grande interesse para o Brasil.

"Quanto ao comércio entre o Brasil e Paquistão, houve aumento de forma expressiva entre 2002 e 2008, partindo de apenas US$ 27,3 milhões para US$ 193,7 milhões em 2006", ressalta Marco Maciel.

Quanto ao Afeganistão, o Brasil manteve relações diplomáticas de 1952 até 1979, quando o Brasil não reconheceu o governo instalado pela força soviética naquele país. O Brasil também não reconheceu o governo do Talibã. Somente em maio 2004 o Brasil restabeleceu relações diplomáticas com o pais, lembrou ainda Marco Maciel.

Na mesma reunião, os senadores da CRE também irão analisar mensagens presidenciais com as indicações de Cesário Melantonio Neto para as embaixadas do Brasil junto a República Árabe do Egito, no Estado da Eritréia e na República Somali. Na pauta da comissão está ainda a mensagem com a indicação de José Fiúza Neto para o cargo de embaixador do Brasil junto à República da Guiné.

Cesário Melantonio Neto é ministro de primeira classe e José Fiúza Neto ministro de segunda classe da carreira de diplomata do quadro permanente do Ministério das Relações Exteriores.

O senador Fernando Collor (PTB-AL), relator da mensagem de indicação de Cesário Melantonio Neto, afirma no seu parecer que, no plano comercial, o Egito é importante parceiro do Brasil e um dos maiores importadores africanos de bens e serviços brasileiros. Quanto a Eritréia e Somali, o relator observou que nos últimos anos tiveram grande importância econômica as exportações brasileiras de açúcar para esses países.

Sobre as relações do Brasil com a República da Guiné, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), relator da mensagem que indica José Fiúza Neto, ressaltou que a abertura da embaixada da Guiné em Brasília ocorreu em 2005, quando também teve início o trabalho da embaixada do Brasil naquele país.



07/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE vota três indicações de embaixadores

CRE analisa três mensagens de indicação de embaixadores

Mensagens com indicação de três novos embaixadores estão na pauta da CRE

CRE aprova três indicações de embaixadores

Aprovadas indicações de três embaixadores

CRE analisa três indicações de embaixadores e emendas à LDO