CRE analisará indicações de embaixadores e demissão de Jacques Guilbeaud



Em reunião na próxima terça-feira (dia 14), às 17h30, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) apreciará a indicação de diplomatas para os cargos de embaixador do Brasil na Estônia e na Dinamarca. Luiz Henrique Pereira da Fonseca, atualmente embaixador do Brasil na Finlândia, deve exercer o mesmo cargo junto à República da Estônia, cumulativamente. Vera Pedrosa Martins de Almeida é indicada para ocupar a embaixada brasileira na Dinamarca.

A indicação de Luiz Henrique Pereira da Fonseca será relatada pelo senador Hugo Napoleão (PFL-PI), e a de Vera Pedrosa Martins de Almeida, pelo senador Valmir Amaral (PMDB-DF). Os dois indicados são ministros de primeira classe da carreira de diplomata do Ministério das Relações Exteriores.

Atendendo a requerimento do senador Roberto Requião (PMDB-PR), a CRE argüirá Jacques Guilbeaud sobre as causas de sua demissão do Itamaraty. Ex-diplomata brasileiro durante o regime militar e ex-integrante do Serviço de Inteligência do Itamaraty, Guilbeaud alega ter sofrido perseguições após ter revelado aos seus superiores um superfaturamento na compra do prédio da embaixada brasileira em Portugal.

10/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE analisará indicações para BC e CVM

CRE analisará votos de censura e novos embaixadores

CRE aprova indicações de embaixadores

Aprovadas indicações de embaixadores

CRE analisa indicações de embaixadores

CRE analisa indicações de embaixadores