CRE aprova indicações de embaixadores
Também foi aprovado requerimento do senador Ricardo Santos (PSDB-ES), de moção dirigida ao governo e ao Congresso norte americanos manifestando a preocupação do Senado Federal com as anunciadas medidas de proteção contra a importação de aço, que poderão afetar as exportações brasileiras.
Emocionado, o relator da indicação do embaixador José Botafogo Gonçalves, senador Artur da Távola (PSDB-RJ), lembrou da amizade que ambos mantêm há muitos anos e do gesto de solidariedade do diplomata quando Távola era exilado político no Chile. Segundo o senador, José Botafogo não deixou que a amizade fosse suplantada por uma questão política e freqüentou sua casa no exílio. Ele ainda destacou a "impecável folha de serviços" do embaixador, principalmente na manutenção do Mercosul.
O presidente da CRE, senador Jefferson Peres (PDT-AM), convocou para amanhã, a partir das 17h30, reunião extraordinária para apreciar indicação de mais três embaixadores. Ele explicou que atendia a solicitação do ministro das Relações Exteriores, Felipe Lampreia, que alertou para os prazos de tramitação e o risco de os embaixadores não poderem tomar posse nas embaixadas. Os indicados são Orlando Galvêas Oliveira, para a embaixada brasileira em Barbados; Roberto de Abreu Cruz para a República Helênica; e Bernardo Pericás Neto para a chefia da Delegação Permanente do Brasil junto à Associação Latino Americana de Integração em Montevidéu.
04/12/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE aprova indicações de embaixadores
CRE aprova indicações de embaixadores brasileiros
CRE aprova indicações de quatro embaixadores
CRE aprova indicações de novos embaixadores
Senado aprova indicações de embaixadores
Comissão aprova indicações de embaixadores