CRE aprova indicação de dois novos embaixadores
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (13), pareceres favoráveis à mensagem presidencial indicando o diplomata Alexandre Rubem Milito Gueiros para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Jamaica e à mensagem escolhendo o diplomata Jorge Geraldo Kadri para o mesmo cargo junto à República de Guiné-Bissau. As mensagens seguem para a Mesa diretora a fim de serem incluídas na ordem do dia do Plenário.
Ao fazer sua exposição à comissão, Milito Gueiros disse que a Jamaica recebeu três milhões de turistas no ano passado, uma cifra que considera enorme, já que a população do país é de 2,75 milhões de habitantes. Trata-se de uma democracia parlamentarista, politicamente estável e com economia conservadora, lembrou o diplomata. As relações daquele país com o Brasil estão em pleno desenvolvimento e o comércio está em expansão, informou ainda.
Milito Gueiros disse que, apesar de ser um país pequeno, a Jamaica é muito atuante junto aos organismos internacionais. E informou que a Jamaica apóia a pretensão do Brasil de ter assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
O diplomata disse que o Brasil tem, com a Jamaica, acordos de cooperação técnica de turismo e realiza uma cooperação ativa na área da agricultura tropical e na produção de açúcar e de álcool combustível, por meio de atividades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Informou, ainda, que a Jamaica é o terceiro país das Américas a decidir adicionar álcool combustível à gasolina por inspiração do Brasil.
Drogas
Em sua exposição, Jorge Geraldo Kadri lembrou que a Guiné-Bissau, país de língua portuguesa, é um dos mais pobres da África e enfrenta outras dificuldades, como instabilidade política e tráfico de drogas.
O diplomata informou também que a principal riqueza da Guiné-Bissau está na agricultura e na pesca, e um dos principais itens de exportação é o caju. Disse que o país dispõe ainda de riquezas minerais como bauxita, fosfato e petróleo. Seus maiores parceiros econômicos são África do Sul e Angola, bem como a União Européia. A China vem adquirindo importância crescente como parceiro econômico, disse.
O indicado para a embaixada afirmou haver campo para a cooperação do Brasil na construção de pequenas hidrelétricas e em fábricas de beneficiamento do caju.
Durante a reunião, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) afirmou que a China é, no momento, o maior parceiro da Guiné-Bissau, o que demonstra, na avaliação do parlamentar, que a África tem muitas oportunidades de bons negócios. Após a exposição do diplomata, Tuma manifestou sua preocupação em relação às informações sobre o tráfico de drogas naquele país.
Jorge Kadri informou que o tráfico de drogas instalou-se no país por causa da deterioração da situação política e econômica da Guiné-Bissau. Admitiu que a questão configura-se uma preocupação para a diplomacia brasileira, pois há informações de que cerca de 50% da droga que entra na Guiné-Bissau vem do Brasil.
Defesa
Ao abrir a reunião da CRE, o presidente da comissão, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), manifestou seu desapontamento com o que classificou de desatenção do Ministério da Defesa em relação a pedidos de informações que encaminhou. Segundo lembrou o parlamentar, o ministério não respondeu à solicitação, encaminhada em 22 de agosto deste ano, pedindo esclarecimentos sobre o vôo da FAB que levou dois boxeadores, que desertaram durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, de volta a Cuba.
Heráclito apresentou, formalmente, um segundo pedido de informações ao Ministério da Defesa a respeito de um avião de nacionalidade venezuelana, apreendido em Buenos Aires com recursos financeiros ilegais, no dia 4 de agosto último, que teria feito um pouso de emergência em solo brasileiro.
O presidente da comissão explicou que o pedido havia sido feito apenas verbalmente. Porém, devido à relevância que o episódio tomou na imprensa, decidiu apresentar a solicitação por escrito, em nome da CRE, que aprovou o pedido de informações em reunião anterior. Heráclito fez um apelo ao ministro Nelson Jobim para que forneça respostas no menor tempo possível.
Na mesma reunião, ainda, a CRE aprovou projeto de decreto legislativo (PDS 214/07), que aprova acordo de cooperação regional no campo da educação para adultos que inclui o México e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
13/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE aprova indicação de dois novos embaixadores
Senado aprova indicação de dois novos embaixadores
CRE EXAMINA INDICAÇÃO DE DOIS NOVOS EMBAIXADORES
CRE analisa indicação de dois novos embaixadores do Brasil
CRE aprova indicação de dois embaixadores
CRE aprova indicação de dois embaixadores