CRE aprova nome do novo embaixador na Áustria



Por unanimidade, a CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional aprovou parecer do senador Íris Rezende (PMDB-GO) favorável à mensagem presidencial que indica Roberto Abdenur, diplomata do quadro permanente do Itamarati, para o cargo de embaixador do Brasil junto à Áustria.

Em sua exposição inicial, Abdenur apresentou indicadores sobre a economia austríaca, que, segundo ele, tem um comércio exterior superior ao brasileiro. O diplomata, que já foi embaixador no Equador, China e Alemanha, afirmou que a Áustria tem importância estratégica na região por estar próxima do leste europeu, especificamente de países como a Eslováquia, a Croácia e a Eslovênia.

A CRE também sabatinou a portas fechadas e aprovou a indicação do diplomata Joaquim Palmeiro, que atualmente ocupa a embaixada do Brasil na Líbia, para representar o país também junto à República de Malta, ilha que fica no Mar Mediterrâneo. O relator, senador Tião Viana (PT-AC), destacou que o Brasil mantém relações com Malta desde 1975. Os pareceres da comissão seguem para o Plenário, onde devem ser votados secretamente, assim como na comissão.

ACORDOS Na reunião da CRE, que foi presidida pelo senador João Alberto (PMDB-MA), foram analisados ainda 11 projetos de decreto legislativo que aprovam definitivamente o conteúdo de tratados e acordos internacionais já firmados por autoridades do governo federal brasileiro. O senador Romeu Tuma (PFL-SP) relatou, e os membros da comissão aprovaram, parecer favorável ao documento que aprova o acordo de seguridade social do Mercosul. Segundo Tuma, parte do texto já está sendo aplicado nos países do bloco econômico.

O senador Geraldo Melo (PSDB-RN), relator do projeto de decreto legislativo que estabelece condições para empréstimos pelo Banco Nórdico de Investimento (Finlândia) para o Brasil, obteve o apoio dos colegas e a comissão aprovou parecer favorável e requerimento de urgência para tramitação da matéria, que segue para o Plenário.

Com base em relatório do senador Roberto Saturnino (PSB-RJ), a CRE também aprovou parecer favorável ao texto do acordo assinado em julho de 2000 entre Brasil e Japão em que é formalizada concessão futura de crédito no valor de 46,18 bilhões de ienes pelo Japan Bank for International Cooperation (JBIC) para financiamento de projetos de conservação ambiental e desenvolvimento no país. Pelo acordo, áreas da caatinga, da Ilha de São Luís (MA) e da Baixada de Jacarepaguá (RJ) seriam beneficiadas pelos investimentos.

- O acordo tem efeitos positivos no campo ambiental, no plano econômico-social, nas condições favoráveis da concessão dos créditos, assim como no que diz respeito ao aperfeiçoamento da infra-estrutura existente e melhoria na qualidade de vida das populações de Pernambuco, Maranhão e Rio de Janeiro - afirmou Saturnino em seu relatório.

30/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE APROVA NOME DE EMBAIXADOR NA BÉLGICA

Garibaldi recebe embaixador da Áustria

Embaixador da Áustria visita Assembléia

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVA NOME DE EMBAIXADOR

CRE aprova nome de Andrea Matarazzo para o cargo de embaixador do Brasil na Itália

CRE apóia indicação de Vieira de Souza para o cargo de embaixador do Brasil na Áustria