CRE aprova primeiro embaixador na Mauritânia



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (4), parecer favorável à mensagem presidencial de indicação do ministro de segunda classe Flávio Hugo Lima Rocha Junior como primeiro embaixador brasileiro brasileiro na Mauritânia. A mensagem será ainda examinada pelo Plenário.

Em sua exposição aos senadores, Rocha Junior lembrou que o atual presidente da Mauritânia, Mohamed Ould Abdel Aziz, foi eleito em agosto de 2009 com 52% dos votos, em eleições consideradas "limpas e regulares" pela comunidade internacional. A eleição, como recordou o embaixador indicado, ocorreu após um período de forte instabilidade política, que contou com dois golpes militares, em 2005 e 2008.

- A abertura da embaixada residente ocorrerá em um momento rico na vida política do país - avaliou Rocha Junior.

Segundo o embaixador indicado, a Mauritânia pode ser considerada um importante posto de observação política, tanto pelos conflitos regionais no noroeste da África, quanto pela movimentação de grupos terroristas naquela região. Ele informou que pretende promover a presença de empresas brasileiras na Mauritânia e recordou que a construtora Mendes Júnior foi a responsável pela construção da Estrada da Esperança, um importante eixo rodoviário daquele país, no final da década de 70.

Outra prioridade do embaixador, segundo anunciou, será a promoção da cooperação técnica e educacional, incluindo a concessão de bolsas de estudo para estudantes da Mauritânia.

O relator da mensagem presidencial foi o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que já havia apresentado seu parecer em reunião da comissão realizada em dezembro do ano passado. Naquela ocasião, a mensagem não chegou a ser colocada em votação, em razão de um pedido de vistas do senador Fernando Collor (PTB-AL). Nesta quinta-feira, Collor explicou ter solicitado vistas por não haver encontrado, no documento de indicação do novo embaixador, a assinatura do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Segundo o senador, o documento continha apenas uma assinatura eletrônica do ministro.

A reunião foi presidida pelo vice-presidente da comissão, senador Geraldo Mesquita Junior (PMDB-AC).



04/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE analisa indicação de novo embaixador na Mauritânia

CRE examina indicações de embaixador do Brasil em Cuba e na Mauritânia

Senado aprova primeiro embaixador do Brasil no Nepal

CAE aprova perdão parcial da dívida da Mauritânia

Senado aprova indicação de embaixadores para Mauritânia, Cuba, Botsuana, Guiné Equatorial, Chade e Mercosul

Aprovada indicação do primeiro embaixador sul-americano na Coreia do Norte