Senado aprova primeiro embaixador do Brasil no Nepal



O Senado aprovou, nesta quarta-feira (3), a indicação, pela presidente da República, do ministro de segunda classe Marcos Borges Duprat Ribeiro para o cargo de embaixador do Brasil no Nepal. A indicação já tinha sido aprovada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) no final de junho.

Em sua exposição na CRE, Marcos Borges Duprat Ribeiro, que será o primeiro embaixador do Brasil no Nepal, apontou a necessidade de maior aproximação com países em desenvolvimento na Ásia e na África. Ele incluiu em sua proposta de trabalho o estímulo à participação de empresas brasileiras em obras de infraestrutura no Nepal.

Marcos Borges Duprat Ribeiro ressaltou a importância do "gesto pioneiro" do Brasil ao abrir uma embaixada em Katmandu, capital do Nepal, uma vez que nenhum outro país latino-americano tem embaixada naquele país.

O diplomata assinalou, em sua sabatina na CRE, a posição estratégica do Nepal, situado entre as duas maiores potências emergentes do planeta, Índia e China, e informou que existem planos para unir os sistemas viários dessas potências asiáticas por meio daquele país.

Marcos Borges Duprat Ribeiro informou ainda, em sua sabatina na CRE, que a empresa brasileira Braspower participa da construção de uma usina hidrelétrica no Rio Arun, que vai gerar 400 megawatts e permitir a exportação de excedentes de energia a países vizinhos. Ele disse ainda que está pronto para ser assinado um acordo bilateral de cooperação técnica, que deverá envolver áreas como energia, agricultura e programas sociais, onde, a seu ver, a experiência brasileira "poderá ser de grande utilidade para o Nepal".

Laércio Franzon e Marcos Magalhães / Agência Senado



03/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil recebe visita do vice-primeiro-ministro do Nepal

Senado aprova indicação de novo embaixador do Brasil na Alemanha

Senado aprova Marcelo Jardim como embaixador do Brasil na Turquia

CRE aprova primeiro embaixador na Mauritânia

CRE aprova primeiros embaixadores junto ao Nepal e a Serra Leoa

Nepal apoia o Brasil na reforma do Conselho de Segurança da ONU