CRE aprova voto de pesar às famílias das vítimas de atirador em escola do Rio de Janeiro




A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) vai enviar voto de pesar às famílias das vítimas da tragédia acontecida na Escola Municipal Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (7). A iniciativa foi do senador pelo Rio Marcelo Crivella (PRB-RJ).

Wellington Menezes de Oliveira disparou mais de cem tiros contra alunos, o que provocou a morte de 11 deles e deixou 22 feridos. Logo após os disparos, o atirador se suicidou. Crivella disse que se trata de uma "tragédia sem precedentes na história do Brasil".

Na aprovação do requerimento, houve silêncio total entre os senadores, o que, para o presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTB-AL), demonstra o estado de consternação dos parlamentares.

Malvinas

A CRE também aprovou voto de solidariedade ao povo argentino e ao Parlamento do Mercosul contra pesquisa e exploração, pelos ingleses, de petróleo nas Ilhas Malvinas. O requerimento foi apresentado pelo senador João Pedro (PT-AM).

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) disse que a atitude britânica é um "claro desrespeito à Argentina", uma vez que resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) determina que ambos os países se abstenham de desenvolver ações unilaterais na região enquanto não houver uma solução final e pacífica sobre a soberania da região.

Aditâncias

Por iniciativa do presidente da CRE, a comissão vai pedir informações aos ministros do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, José Elito Carvalho Siqueira; da Fazenda, Guido Mantega; da Justiça, José Eduardo Cardozo; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi; e da Defesa, Nelson Jobim sobre as aditâncias em funcionamento no exterior vinculadas as suas pastas.

O senador Fernando Collor também apresentou anteprojeto de lei para estabelecer a obrigatoriedade de aprovação, pelo Senado Federal, dos nomes dos escolhidos para titular de aditâncias nas representações diplomáticas. A iniciativa foi aprovada pelo colegiado da CRE e, encaminhada à Secretaria Geral da Mesa para tramitar como projeto de lei de autoria da comissão.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



07/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE aprova voto de pesar às famílias das vítimas de atentado em escola do Rio

Plenário aprova voto de pesar a famílias de vítimas de acidente da Petrobras

Senado aprova voto de pesar por vítimas de Alcântara

Senadores apresentam voto de pesar por vítimas de naufrágio no rio Solimões

Valadares apresenta voto de pesar por vítimas de acidente em Sergipe

Virgílio requer voto de pesar para vítimas de desastre aéreo