Plenário aprova voto de pesar a famílias de vítimas de acidente da Petrobras
Durante a discussão do requerimento, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) disse que o Congresso Nacional precisa exigir do governo ações concretas para que acidentes dessa natureza não voltem a ocorrer. "Solidariedade é pouco", afirmou. O senador Geraldo Cândido (PT-RJ) observou que uma empresa do porte da Petrobras não pode operar com tanta insegurança para seus funcionários.
Já o senador Paulo Hartung (PPS-ES) recomendou à empresa que inclua um representante dos trabalhadores na comissão que investigará as causas do acidente. Por sua vez, o senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) lembrou que a Petrobras não cumpriu decisão judicial que mandava instalar uma comissão de prevenção de acidentes em cada plataforma.A possibilidade de sabotagem na plataforma foi levantada pelo senador Ney Suassuna (PMDB-PB). "Temos obrigação de saber o que houve, porque a plataforma não era velha e nem pequena", afirmou. A senadora Marina Silva (PT-AC) também exigiu o esclarecimento do caso. "No mínimo, há uma situação muito estranha", disse ela.
Também demonstraram preocupação com a investigação do acidente os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). O líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL), defendeu a participação do Congresso na discussão a respeito do futuro da Petrobras. "A credibilidade da empresa não pode afundar junto com a plataforma", afirmou.
21/03/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE aprova voto de pesar às famílias das vítimas de atentado em escola do Rio
CRE aprova voto de pesar às famílias das vítimas de atirador em escola do Rio de Janeiro
Valadares apresenta voto de pesar por vítimas de acidente em Sergipe
Senado aprova voto de pesar e solidariedade pelo acidente com avião da Air France
Senado aprova voto de pesar por vítimas de Alcântara
Plenário aprova voto de pesar para ex-prefeito de Jaru