CRE convida Patriota para debater crise política no Oriente Médio



A crise política que atinge diversos países no Oriente Médio será o tema do primeiro debate do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, com os integrantes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). O requerimento de convite ao ministro, apresentado pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), foi aprovado nesta quinta-feira (3) pela comissão.

Segundo o requerimento aprovado, o ministro discutirá com os senadores "a condição em que vivem atualmente os milhares de brasileiros naquelas nações, bem como avaliar o impacto e as consequências nas relações desses países com o Brasil". Ao apresentar a proposta, o senador ressaltou as dificuldades encontradas por brasileiros residentes na Líbia, onde encontra-se atualmente o maior foco de instabilidade na região, para deixar as áreas de conflito entre forças rebeldes e tropas aliadas ao líder Muamar Kadafi.

- É preocupante a situação de emergência instalada em países do Oriente Médio, bem como a situação dos milhares de brasileiros naquelas nações, além do impacto e das consequências nas relações desses países com o Brasil - ponderou Simon.

Durante a reunião, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiou os esforços do governo brasileiro na busca de uma solução pacífica para os conflitos políticos no Oriente Médio. Ele condenou a atitude de Kadafi de determinar o bombardeio por aviões líbios de manifestantes contra seu governo.

- Conclamamos a resolução pacífica dos problemas e esperamos que o povo líbio supere suas dificuldades. Mais de 110 mil líbios já deixaram seu país em busca de segurança - observou Suplicy.

03/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antonio Patriota debate a crise no Norte da África e no Oriente Médio

Audiência mostra oportunidades para o Brasil em crise política no Oriente Médio

Conflitos na Líbia são face mais dura da crise política do Norte da África e do Oriente Médio

Patriota: Oriente Médio precisa de paz e desenvolvimento

Patriota participa de audiência sobre a situação de brasileiros no Oriente Médio

Patriota debate situação no Oriente Médio e Norte da África com Hillary em Washington