CRE debaterá declaração sobre direitos indígenas



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) promoverá uma audiência pública, em data ainda a ser anunciada, a respeito da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. Requerimento nesse sentido, apresentado pelos senadores Marisa Serrano (PSDB-MS) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG), foi aprovado pela comissão na reunião desta terça-feira (7).

Entre os principais convidados para o debate estarão os ministros da Justiça, Tarso Genro, e das Relações Exteriores, Celso Amorim. Os autores do requerimento argumentam, na justificação do pedido de realização da audiência, que a declaração das Nações Unidas tem gerado muita polêmica, especialmente nos estados com forte presença indígena. O texto poderia, na opinião dos senadores, "gerar precedentes para o questionamento da autonomia do Estado brasileiro sobre reservas indígenas".

A comissão aprovou também requerimento apresentado pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) de convite a três ministros de estado para expor à Subcomissão Permanente da Amazônia - ligada à CRE - as principais ações de suas respectivas pastas em relação à região. Serão convidados os ministros Nelson Jobim, da Defesa; Roberto Mangabeira Unger, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República; e Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional.

A comissão aprovou ainda voto favorável do relator, senador César Borges (PR-BA), ao Projeto de Decreto Legislativo 518/08, que aprova acordo firmado entre o Brasil e a Espanha para o reconhecimento recíproco de carteiras de habilitação.



07/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDH discute declaração da ONU sobre direitos indígenas

Marisa Serrano pede atenção para a soberania nacional na análise da declaração da ONU sobre direitos indígenas

Marcos Terena sugere regulamentação da Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas

ONU lança cartilha sobre direitos dos povos indígenas

Representantes de entidades federais participam de oficina sobre direitos dos povos indígenas

Senado deve investigar denúncia sobre venda de direitos de terras indígenas a estrangeiros