CRE deve ouvir ministro da Defesa sobre compra de caças
Ricardo Ferraço, presidente da CRE
O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), afirmou nesta quarta-feira (18) que pretende ouvir na comissão o ministro da Defesa, Celso Amorim, e o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. O objetivo é saber do governo detalhes sobre o que motivou a escolha dos caças suecos Saab Gripen NG.
- A expectativa é de que nós possamos, em fevereiro, conhecer em detalhes os fundamentos que levaram o governo brasileiro a adotar essa posição – afirmou o senador.
A decisão sobre a compra dos caças suecos foi anunciada na tarde desta quarta-feira depois de anos de indefinição. O Projeto FX-2, que inclui os caças, teve início em 2001. Aeronaves de três países disputaram o contrato com o governo brasileiro: além do Saab Gripen NG, modelos da americana Boeing e da francesa Dassault estavam na disputa.
De acordo com a Aeronáutica, o preço total dos 36 caças supersônicos será de US$ 4,5 bilhões, a serem pagos até 2023. O ministro disse que a escolha foi em razão do equilíbrio entre performance, custo e transferência efetiva de tecnologia. Esses fatores também foram lembrados por Ferraço. Para o senador, o mais importante foi a definição do govenro.
- Essa era uma decisão que se arrastava no tempo e há uma constatação efetiva de elevada vulnerabilidade e fragilidade do espaço aéreo brasileiro. O mais importante de tudo nesse momento foi a decisão adotada pelo governo federal - afirmou Ferraço.
18/12/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ministro da Defesa diz que compra de caças é fundamental e urgente
Nelson Jobim: Posição da Defesa sobre compra de caças sai em 20 dias
Ana Amélia saúda compra de caças suecos, mas lamenta baixo investimento em defesa e tecnologia
CRE vai ouvir ministro da Defesa sobre reaparelhamento da FAB
Ofertas para renovação de frota de caças já estão definidas, afirma o ministro da Defesa
Celso Amorim fala à NBR sobre compra de caças