CRE EXAMINA INDICAÇÃO DE PARDELLAS PARA BULGÁRIA



A mensagem presidencial submetendo à apreciação do Senado a indicação do diplomata Carlos Pessôa Pardellas para embaixador do Brasil na Bulgária será examinada amanhã (dia 27) pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. A matéria será relatada pelo senador Humberto Lucena (PMDB-PB).

Entre as posições ocupadas por Pardellas durante sua carreira estão os cargos de encarregado de negócios em Pequim e na Santa-Sé e embaixador em Teerã. Se nomeado para servir em Sófia, vai encontrar um país registrando avanços desde que, com o fim do regime comunista, em 89, e conseqüente perda do mercado constituído pelo bloco socialista (87% do comércio) e União Soviética (60%), vem buscando se adaptar à economia de mercado, conforme a exposição de motivos que acompanha a mensagem. A inflação de setembro de 97, por exemplo, reduziu-se para o índice de 3% em contraste com os 450% verificados nos primeiros meses do ano.

Segundo ainda a exposição de motivos, se incrementa o intercâmbio comercial entre Brasil e Bulgária, que era insipiente no período comunista. Apesar da situação econômica instável e de estar ainda em consolidação o processo de democratização, as exportações brasileiras cresceram 100% em 95, com relação a 94, atingindo a cifra de US$ 40 milhões. Realizou-se no ano passado em Brasília rodada de negociações entre os dois países em que foi sugerida a realização de missões empresariais. A Bulgária pode tornar-se "ponte" para o comércio brasileiro com a Europa do Leste.



26/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE APROVA INDICAÇÃO PARA EMBAIXADOR NA BULGÁRIA

CAS examina indicação para Anvisa

CCJ examina indicação de Toffoli para o STF

Comissão de Justiça examina indicação para o TST

CRE EXAMINA INDICAÇÃO DE EMBAIXADOR PARA O SURINAME

CRE EXAMINA INDICAÇÃO DE EMBAIXADOR PARA O SURINAME