CRE examina indicação do delegado do Brasil no Mercosul



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional(CRE) deverá votar nesta quinta-feira (23) a indicação do embaixador Regis Percy Arslanian para o cargo de delegado permanente do Brasil junto ao Mercado Comum do Sul (Mercosul) e à Associação Americana de Integração. A comissão também analisará indicações de outros três diplomatas de carreira para assumirem embaixadas.

VEJA MAIS

Regis Percy Arslanian é ministro de primeira classe da carreira de diplomata. Entre as funções desempenhadas por ele na chancelaria, destacam-se as de chefe da Divisão de Política Comercial e de diretor do Departamento de Negociações Internacionais do Ministério das Relações Exteriores.

A CRE também deverá examinar mensagem do Poder Executivo com a indicação do diplomata Bernardo Pericás Neto para embaixador do Brasil em Cuba. Pericás Neto, que é ministro da primeira classe da carreira de diplomata do Itamaraty, deverá acumular a função de embaixador do Brasil em Antígua e Barbuda. As duas ilhas que dão nome ao país fazem parte do arquipélago das Pequenas Antilhas e localizam-se no Caribe, onde Cuba é a maior das ilhas.

O Itamaraty considera que a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Cuba, em setembro de 2003, foi um marco histórico do relacionamento entre os dois países. O ministro da Educação, Fernando Haddad, visitou Cuba em fevereiro último com o objetivo de aprofundar a cooperação educacional com aquele país.

Também será examinada pela CRE a indicação da diplomata Kátia Godinho Gilaberte para, cumulativamente com o cargo de embaixadora do Brasil no Senegal, exercer o de embaixadora na Mauritânia.

Localizada no noroeste da África, a Mauritânia é um dos países mais pobres do continente. Os entendimentos comerciais com o Brasil são ainda incipientes, segundo informações do Executivo, apesar de haver relações diplomáticas entre os dois países desde 1961.

A última indicação a ser votada na reunião de quinta-feira é a do ministro de segunda classe Inácio Oswald Padilha para o cargo de embaixador do Brasil na República de Botsuana. Um dos países mais estáveis da África, Botsuana é uma república parlamentar e um dos maiores produtores de diamantes do mundo.



20/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE EXAMINA INDICAÇÃO DE REPRESENTANTE DO BRASIL NA OEA

CRE EXAMINA INDICAÇÃO DE REPRESENTANTE DO BRASIL NA OEA

CRE EXAMINA INDICAÇÃO DE REPRESENTANTE DO BRASIL NA OEA

Plenário examina indicação de novo embaixador do Brasil na Guiana

Comissão do Mercosul examina projeto sobre parceria entre Brasil e Rússia

Senado aprova indicação de Marcos Galvão para delegado junto à OMC